Do que se trata
- O tema é parte de estratégias reconhecidamente eficazes para promover o desenvolvimento das crianças desde cedo.
- “Leitura para bebês” refere-se ao emprego de interações verbais ricas e estimulantes entre adultos (sobretudo os pais) e as crianças. Essas interações, com base na formação de sólidos vínculos de apego, estimulam a linguagem e, por meio dela, criam melhores condições para o desenvolvimento das funções de controle executivo e, de maneira mais ampla, para o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças.
- A ideia de “leitura para bebês” certamente envolve e promove a utilização de livros como mediadores das interações entre adultos e crianças, criando as bases para estabelecer relações entre o mundo da leitura e a leitura do mundo.
- O conceito de “leitura para bebês”, embora firmemente apoiado na leitura de livros, se estende para as interações em outros contextos, especialmente nas brincadeiras e na extensão das conversas para outras situações e contextos.
Evidências relevantes
- O trabalho seminal de Hart e Risley na década de 80 documentou a influência das interações verbais sobre o desenvolvimento do vocabulário das crianças.
- Estudos posteriores evidenciaram a importância da formação do gosto e hábito pela leitura desde cedo, e sua importante contribuição para o desenvolvimento da linguagem e de habilidades dela decorrentes. De modo particular os estudos apontam para a importância da leitura interativa entre crianças e adultos (especialmente os pais e pessoas com quem a criança mantém fortes vínculos emocionais).
O que o Instituto Alfa e Beto propõe
- A proposta do Instituto Alfa e Beto está contida em uma de suas publicações intituladas “Os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola”.
- O Instituto Alfa e Beto possui instrumentos de eficácia controlada para habilitar pais e educadores no uso de técnicas eficazes de leitura interativa. O carro-chefe é a Universidade do Bebê, voltada para o desenvolvimento de habilidades de leitura e conversa interativa.
- A UBB possui os seguintes componentes:
- Universidade do Bebê I (UBB1), voltada para grávidas
- Universidade do Bebê II (UBB2), voltada para pais cujas crianças não frequentam creches.
- Universidade do Bebê III (UBB2), voltada para educadores e pais cujos filhos frequentam creches.
- As estratégias utilizadas para a formação de pais e educadores foram desenvolvidas pela equipe de Alan Mendelsohn e seus colaboradores da Faculdade de Medicina da New York University e adaptados e testados com comprovado sucesso no Brasil em parceria com o Instituto Alfa e Beto.
- O Instituto já promoveu intervenções de larga escala em municípios como Boa Vista (RR), Petrolina (PE), Arcoverde (PE) e Bom Jesus do Piauí (PI).
Principais publicações do Instituto Alfa e Beto sobre o tema:
- Educação no século XXI: educação infantil;
- Leitura desde o berço;
- Estudo pioneiro mostra que importância da leitura para crianças pequenas vai além do aumento do vocabulário;
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