Um excelente remédio para dificuldades de aprendizagem
Antes de mais nada, as dificuldades de aprendizagem podem surgir por diferentes motivos, incluindo fatores genéticos e as experiências vividas durante a Primeira Infância (período que vai da gestação até os 6 anos de idade). Muitas vezes, pais e educadores começam a perceber essas dificuldades nos primeiros anos da vida escolar, quando as habilidades básicas da linguagem ainda estão em desenvolvimento.
Transtornos Específicos de Aprendizagem e Intervenções Necessárias
Ainda assim, há casos mais graves relacionados a Transtornos Específicos de Aprendizagem, como dislexia, disgrafia e discalculia. Esses casos geralmente exigem acompanhamento especializado de profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia e neurologia. No entanto, para todas as crianças, mesmo aquelas com dificuldades pontuais, existe um excelente remédio que pode ser fundamental no processo de superação: a leitura em voz alta.
O Poder da Leitura em Voz Alta no Desenvolvimento Infantil
Além disso, a maioria dos bebês e crianças adora ouvir histórias lidas em voz alta. Esses momentos de leitura criam uma intimidade emocional e ampliam a comunicação entre pais e filhos. A leitura também influencia positivamente no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Quando um adulto lê para uma criança, ele utiliza palavras e frases próprias dos textos escritos, que são diferentes da fala cotidiana. Isso ajuda a criança a compreender que a escrita tem uma estrutura própria, distinta da fala oral.
Estratégias para Potencializar a Leitura em Voz Alta
Primeiramente, o livro digital “Todos Entendem”, publicado pelo Instituto ABCD, oferece uma lista de estratégias para otimizar a leitura em voz alta. Essas estratégias são eficazes tanto para crianças com dislexia quanto para aquelas que não apresentam nenhum problema de aprendizagem. Por exemplo, algumas das principais dicas incluem:
- LER o texto conforme escrito, e, em seguida, parafraseá-lo de acordo com as necessidades da criança.
- RESPEITAR o vocabulário do autor, oferecendo sinônimos e explicações quando necessário.
- CONVERSAR sobre os tópicos que interessam à criança, sempre estimule o diálogo.
- PROMOVER momentos de silêncio, permitindo que a criança faça ou responda perguntas sobre a história.
- FAZER perguntas abertas e instigantes, evitando aquelas que só geram respostas simples como sim ou não (exemplo: “o que a menina está fazendo?” ao invés de “a menina está brincando?”).
- ALTERNAR entre livros ilustrados e não ilustrados, diversificando os momentos em que as ilustrações são reveladas.
- INCENTIVAR previsões sobre o que poderá acontecer nos próximos episódios da história.
- PERMITIR que a criança se torne a leitora, mesmo que “invente” uma narrativa baseada no que foi lido.
A Leitura Como Instrumento de Desenvolvimento
Em suma, essas estratégias não só beneficiam as crianças com dificuldades de aprendizagem, como também são importantes para todas as crianças. Elas auxiliam na construção do vocabulário, compreensão de texto, e desenvolvimento do pensamento crítico. Portanto, a leitura em voz alta se configura como um poderoso remédio para superar desafios na educação, promovendo o desenvolvimento cognitivo de forma geral.