Trizidela do Vale: a revolução da alfabetização com o Instituto Alfa e Beto
Trizidela do Vale, uma jovem município do Maranhão, apresentou desafios importantes na educação de seus cidadãos. Embora tenha registrado melhorias em indicadores como o IDEB na última década, a alfabetização na idade certa ainda era uma grande preocupação.
Desafios iniciais e a parceria estratégica
A princípio, Maria Sônia Silva Abreu, secretária municipal de Educação de Trizidela do Vale, destacou que, mesmo após participar do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), os resultados não atenderam às expectativas. Além disso, a última avaliação do Sistema de Avaliação do Maranhão (SEAMA) em 2022 mostrou que apenas 3% dos alunos estavam no nível fluente de leitura, e mais da metade ainda se encontravam no nível pré-leitor.
Diante dessa realidade, a secretaria municipal decidiu formar uma parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), conhecido por sua metodologia eficaz em alfabetização. “Este ano, os resultados já mostram uma melhoria significativa, com 24% dos estudantes alcançando a fluência na leitura”, comenta Maria Sônia. Este progresso notável ocorre mesmo com o município tendo enfrentado um mês de paralisação devido a enchentes.
Metodologia e compromisso com a educação continuada
A metodologia do IAB foi escolhida para ser replicável em toda a rede de ensino e por produzir resultados observáveis rapidamente. Além disso, Trizidela do Vale desenvolveu uma estratégia Busca Ativa Escolar da UNICEF, que integra diferentes setores como Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Assistência Social para evitar a evasão e melhorar a frequência escolar.
A secretária também ressaltou o investimento contínuo na formação de professores, gestores escolares, supervisores e coordenadores pedagógicos. As escolas não apenas receberam suporte pedagógico melhorado, mas também viram melhorias em sua infraestrutura física e oferecem atividades complementares em Língua Portuguesa e Matemática.
Superando resistências e comemorando o sucesso
Inicialmente, houve resistência à implementação da nova metodologia, especialmente relacionada à relação fonema/grafema, uma chave da abordagem do IAB. No entanto, a comunidade escolar rapidamente poderá obter eficácia do programa ao observar melhorias no desempenho dos estudantes.
Ademais, os pais dos alunos, especialmente aqueles filhos que enfrentaram maiores dificuldades, expressaram satisfação com os avanços apresentados. “Alguns pais ficaram tão parecidos que contataram os professores para elogiar o progresso de seus filhos”, relata Maria Sônia.
Conclusão
Portanto, a jornada de Trizidela do Vale na melhoria da alfabetização de seus jovens é um exemplo inspirador de como parcerias eficazes e a adoção de metodologias comprovadamente podem transformar o cenário educacional. A experiência deste município mostra que, com compromisso e estratégias adequadas, é possível superar desafios significativos e contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade.
Para mais informações sobre como sua região pode implementar iniciativas semelhantes, entre em contato com o Instituto Alfa e Beto. Juntos, podemos fazer a diferença na educação de nossos jovens.