Teresina: Sucesso na Educação Municipal Debatido em Live do Instituto Alfa e Beto
Estratégias que Transformaram a Educação
Em 16 de julho, o Instituto Alfa e Beto realizou uma live para discutir o sucesso da política de alfabetização de Teresina (PI), com a participação de Kleber Montezuma, ex-secretário municipal de Educação; Kátia Dantas, atual secretária; e João Batista Oliveira, presidente do Instituto. O evento destacou os avanços notáveis da rede municipal, fruto de políticas educacionais baseadas em evidências, planejamento estratégico e uma gestão comprometida.
Montezuma enfatizou que a transformação começou com o estabelecimento de metas claras, avaliação constante e adoção de um programa de ensino estruturado. Ele destacou que o uso de materiais pedagógicos adequados e incentivos aos professores foi crucial para melhorar a alfabetização e reduzir a distorção idade-série de 46% para cerca de 5%.
Alfabetização na Idade Certa
Kátia Dantas apresentou os resultados expressivos da rede: em 2019, 86% dos alunos do 1º ano estavam no nível avançado, com habilidades adequadas para sua faixa etária. Ela reforçou que a prioridade dada à alfabetização e ao método fônico, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, foi determinante para o sucesso.
Além disso, Dantas explicou como a organização do trabalho ao longo dos anos permitiu que a rede enfrentasse a pandemia com estratégias bem estruturadas, mantendo o foco na aprendizagem, mesmo de forma remota.
O Papel do Instituto Alfa e Beto
João Batista Oliveira destacou a parceria de longa data com Teresina, desde projetos piloto no início dos anos 2000. Ele lembrou que a alfabetização é a base para o desenvolvimento educacional e ressaltou a importância de políticas consistentes e bem planejadas para transformar a realidade de redes públicas.
Desempenho na Prova Brasil
A partir disso, o professor João Batista Oliveira mostrou o desempenho da rede na Prova Brasil. “Teresina começa em 2005 próxima à média do Brasil e um pouco acima do estado do Piauí. A partir de 2013, começa a ter um grande distanciamento da rede municipal em relação ao Estado e ao País”.
Ademais, a cidade, hoje, se orgulha de ter a melhor rede de ensino municipal dentre as capitais, no 5º e 9º anos da Prova Brasil. “Em 2017, no 5º ano, em Matemática, Teresina somava 246 pontos, enquanto a média das outras capitais era de 216 – uma diferença de 30 pontos. Em Língua Portuguesa, a diferença era de 22 pontos. No 9º ano, a diferença é muito maior: 285 x 249 em Matemática, e 277 x 253 em Língua Portuguesa. 12 pontos na Prova Brasil é mais ou menos um ano escolar. Então, estamos falando de uma diferença muito e significativa, que está se acentuando nas últimas edições da avaliação nacional”.
Educação baseada em Racionalidade
Nesse ínterim, a avaliação do presidente do Instituto Alfa e Beto, esse sucesso não acontece por acaso. “É consequência de uma política educacional baseada em racionalidade, em evidências científicas. Dessa forma, municípios que desde 2000 têm usado métodos científicos para alfabetizar e realizar intervenções têm obtido avanços. Portanto, é um contexto de ações racionais, gestão, capacitação, alinhamento de secretaria e professores, que pode explicar parte desse resultado importante”.
Por último, não é trivial conseguir esses resultados. “Estamos falando de resultados impressionantes quando comparados com o restante do Brasil, inclusive pela velocidade das mudanças. Desse modo, trata-se de um esforço notável dos gestores, professores e demais profissionais da área de educação da cidade que o Brasil precisa conhecer. Aproveito essa oportunidade para lhes dar os nossos parabéns!”, concluiu.
Um Exemplo para o País
O caso de Teresina mostra que, com gestão eficiente, planejamento baseado em evidências e uma abordagem estruturada, é possível superar desafios e melhorar significativamente a educação pública.
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