Utilização de Tecnologia para Aprendizagem Durante a Pandemia
Em meio à quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus, o município sul-mato-grossense de Tacuru, distante 427 quilômetros da capital Campo Grande, utilizou tecnologia para manter o contato entre professoras, pais e alunos, mesmo com as escolas fechadas. Parceira do Instituto Alfa e Beto desde 2017, a cidade adotou aplicativos como Ilhas do Alfabeto e Tabuada na Fazenda. Isso ajudou a manter o aprendizado das crianças durante esse período de crise.
A coordenadora do programa Alfa e Beto no município, Delenir dos Santos da Luz, destaca que os aplicativos gratuitos são fundamentais para a aprendizagem das crianças. Segundo ela, os aplicativos pedagógicos estão em sintonia com o trabalho dos professores e os materiais do Instituto Alfa e Beto usados em sala de aula. Além disso, a professora Gracielle Ramos e a diretora Aparecida Pedro Rodrigues também trabalham para melhorar a situação.
A Importância da Participação das Famílias
Delenir também ressalta que o papel das famílias é essencial nesse momento de dificuldades. Elas utilizam ferramentas como o WhatsApp para conversar com as famílias. Isso estreitou ainda mais os laços entre todos. Segundo ela, mais do que nunca, as famílias são fundamentais para que as crianças mantenham uma rotina de estudo em casa e não sejam tão prejudicadas pelo recesso escolar.
A professora de Educação Infantil e Pré-Escola, Henedina Hoffmann, usa o jogo Ilhas do Alfabeto para ajudar os alunos a desenvolverem a compreensão do alfabeto. Ela explica que o aplicativo auxilia na fixação das letras e na coordenação motora, principalmente ao deslocar as palavras. Henedina, que também é mãe, aconselha os pais a reservarem um momento do dia para realizar essas atividades com as crianças.
Entre os aplicativos desenvolvidos pela Alfa e Beto Soluções e disponibilizados gratuitamente durante a pandemia estão Ilhas do Alfabeto, Tabuada Na Fazenda, Flui – A Cidade das Palavras e Craque da Leitura. Rosenilda Ribeiro, professora do 1º ano, aponta muitos pontos positivos no uso da tecnologia, como o acompanhamento da evolução dos alunos. Além disso, ela destaca que os jogos atraem a atenção das crianças e reforçam o trabalho dos professores. Seus alunos estão usando Ilhas do Alfabeto e Tabuada na Fazenda. Os pais têm feito muitos elogios.
Durante a quarentena, a orientação do presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira, é que as escolas continuem mantendo contato com os alunos. Simone Aparecida Sobral, mãe do aluno Lucas José Sobral dos Santos, reconhece a importância do trabalho conjunto de escolas e famílias. Ela afirma que os aplicativos são um incentivo eficaz para que as crianças aprendam jogando. Especialmente em um momento em que elas passam muito tempo conectadas à internet.
Portanto, a tecnologia se torna uma aliada poderosa na educação. Assim, ela proporciona recursos valiosos para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças durante a pandemia.