É natural que uma parte significativa das pessoas tenha levado muito tempo para agir e a outra nem sequer tenha começado a se movimentar. Entretanto, em algum momento, a volta às aulas irá acontecer. Por isso é importante traçar desde logo ações imediatas para a reabertura, considerando o espaço físico, os profissionais de educação, os alunos e seus familiares.
Ao receber os alunos de volta, as redes de ensino precisam saber em que ponto do processo de aprendizagem eles se encontram. Fazer um diagnóstico é fundamental para desenvolver um plano de ação eficaz.
Tudo indica que será necessária uma atenção especial à Alfabetização. A experiência desta pandemia mostrou que as crianças que não sabem ler são as mais prejudicadas porque é mais difícil atendê-las. Para os que já sabem ler, será importante adquirir um bom nível de fluência de leitura. Saber ler com fluência traz autonomia aos indivíduos.
O desafio é enorme pois trata-se de recuperar o tempo perdido e seguir adiante. Em circunstâncias como esta a experiência e a prudência recomentam focar nas disciplinas essenciais – Língua Portuguesa, Matemática e Ciências – ao invés de diluir esforços e fazer um pouco de cada disciplina.
A Alfa e Beto Soluções está trabalhando ao lado dos Municípios para implementar essas e outras ideias, recuperar o tempo perdido e avançar no resultado da aprendizagem. Quer saber como?
Acesse o canal do Instituto Alfa e Beto e fique por dentro desse e de diversos assuntos atrelados à educação.