Nesta semana acontece no Rio de Janeiro o VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto. Nos dias 13 e 14, pesquisadores, educadores e gestores educacionais de todas as regiões do país estarão reunidos para acompanhar as principais evidências científicas e as melhores práticas relacionadas ao ensino da língua e à formação de professores.
O evento contará com a presença do professor Roger Beard, vinculado ao Instituto de Educação da Universidade de Londres, considerado o número um do mundo na área de educação. O especialista falará sobre o que as evidências dizem a respeito do ensino da gramática, da escrita e da compreensão da leitura nos diferentes níveis de ensino. Também mostrará práticas de sucesso na preparação dos docentes para o exercício em sala se aula.
Esse seminário faz parte da série de encontros que o Instituto Alfa e Beto vem realizando desde 2003. O objetivo desses eventos é apresentar a educadores, gestores públicos e formadores debates e soluções para garantir a melhoria da educação no Brasil. Confira abaixo os seminários que tiveram como tema a prática docente e as melhores estratégias de ensino da língua. Em cada tópico é possível acessar uma publicação gratuita com conteúdo exclusivo sobre cada tema.
Confira:
Alfabetização Infantil
O Seminário Alfabetização Infantil, realizado em 2003, foi o primeiro evento no Brasil a discutir a alfabetização do ponto de vista das evidências científicas. Reuniu seis especialistas nacionais e estrangeiros que problematizaram o tema e apontaram os melhores métodos para ensinar as crianças a ler e a escrever. O encontro deu origem ao relatório Grupo de Trabalho Alfabetização Infantil – Os Novos Caminhos, organizado por João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto. O material está disponível neste link.
Profissão Professor: o resgate da pedagogia
O I Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto contou com a presença dos especialistas José Morais, da Universidade de Bruxelas; Nuno Crato, da Sociedade Portuguesa de Matemática e atual ministro da Educação de Portugal; Clermont Gauthier, da Universidade de Laval; e Roger Beard, da Universidade de Londres. O objetivo central do encontro foi responder à pergunta: existem pedagogias eficazes? A pergunta foi ampliada para outros questionamentos a respeito da prática de lecionar, com exemplos das soluções encontradas nos diferentes países. As respostas você pode conferir no e-book gratuito Profissão Professor: O que funciona em sala de aula.
Os Neurônios da Leitura – Como o cérebro aprende a ler
Em 2012, o Seminário Os Neurônios da leitura ajudou professores, pesquisadores e gestores a entender a importância e a aplicação prática de pesquisas científicas sobre neurologia na educação realizadas nos últimos 30 anos. O seminário contou com a presença de Stanislas Dehaene, professor do Collège de France da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. Durante o evento, os participantes puderam entender melhor como o cérebro aprende a ler e como as evidências podem ser aplicadas no dia a dia para garantir que as crianças desenvolvam plenamente habilidades de leitura ainda na Primeira Infância. O tema ganhou repercussão no artigo A neurociência deve ir para a sala de aula, publicado na revista Época.
Como saber se o aluno foi alfabetizado?
O VII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, realizado em 2014, discutiu as avaliações de larga escala realizadas no Brasil para aferir o nível de conhecimento dos alunos da educação básica, como a Provinha Brasil, Prova ABC e ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização). Para responder ao tema, cinco pesquisadores de França, Itália, Portugal e Bélgica colocam em debate as questões ideológicas que dificultam o avanço da educação no país e a necessidade de um currículo nacional para que a área avance. As apresentações do evento foram gravadas em vídeo e você pode assistir clicando neste link.
***
Você tem alguma pergunta que gostaria de ver respondida em nosso próximo Seminário Internacional? Escreva para a gente e faça parte desse debate.