Régine Kolinsky: Alfabetização Refabrica o Cérebro
Antes de tudo, a alfabetização desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, transformando o cérebro de forma significativa. Régine Kolinsky, psicóloga e pesquisadora da Universidade Livre de Bruxelas, destaca que o processo de aprendizado da leitura ativa áreas cerebrais específicas, tanto em crianças quanto em adultos. Além disso, estudos mostram que adultos alfabetizados tardiamente apresentam mudanças cerebrais semelhantes às de crianças, comprovando que o cérebro continua receptivo ao aprendizado, mesmo após os primeiros anos de vida.
As Consequências da Alfabetização Tardia
Ainda assim, alfabetizar tardiamente traz prejuízos inegáveis para o indivíduo e para a sociedade. Um adulto que aprende a ler mais tarde sofre com anos de subdesenvolvimento cognitivo, oportunidades limitadas e empregos mal remunerados. Analogamente, a sociedade perde riqueza mental não explorada e enfrenta desafios econômicos devido à baixa qualificação da população. Portanto, é evidente que a alfabetização na idade certa reduz desigualdades e promove avanços coletivos.
O Brasil e o Desafio da Alfabetização
Atualmente, o Brasil enfrenta obstáculos significativos para implementar políticas eficazes de alfabetização. Apesar de os conhecimentos científicos estarem disponíveis, falta vontade política para estruturar e executar projetos robustos. Nesse sentido, Kolinsky ressalta que a ausência de investimento em alfabetização reflete um descaso generalizado, prejudicando a formação de crianças e adultos. Logo depois, essa negligência impacta negativamente o desenvolvimento nacional.
Experiências Bem-Sucedidas e Lições Internacionais
Ao passo que muitos países enfrentam desafios semelhantes, Cuba se destaca como um exemplo de sucesso na alfabetização de adultos. Analogamente, iniciativas em nações como Tanzânia apresentaram resultados limitados, reforçando a importância de uma abordagem científica e abrangente. Em contrapartida, o Brasil continua dependente de métodos ideológicos ultrapassados, que não atendem às necessidades reais de aprendizado.
A Relevância de Paulo Freire e a Ciência
Primordialmente, Kolinsky valoriza a contribuição social de Paulo Freire, mas enfatiza que seu método carece de embasamento técnico para o ensino da leitura. Conforme a pesquisadora, é possível unir o ideal social freiriano a técnicas modernas, baseadas na ciência da alfabetização. Dessa forma, seria viável alcançar resultados mais eficientes e alinhados às demandas contemporâneas.
Conclusão: A Hora de Agir é Agora
Por fim, a alfabetização na idade certa é essencial para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento nacional. Contudo, o Brasil precisa abandonar debates ideológicos improdutivos e adotar práticas fundamentadas em evidências científicas. Como resultado, será possível transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do futuro.