Redescobrindo as Funções da Escola em Tempos de Covid-19
A Escola e os Desafios Trazidos pela Pandemia
Primeiramente, o fechamento das escolas devido à pandemia de covid-19 trouxe questões importantes sobre o papel da escola, tanto no aprendizado quanto em suas funções sociais. Com a interrupção prolongada das aulas, dois conjuntos de desafios emergiram: a perda de aprendizado e o aumento das desigualdades, além do impacto no desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens.
Aprendizado: O Que Realmente Está em Jogo?
Evidências mostram que o problema central não é o que foi perdido, mas sim o que deixou de ser aprendido. A desigualdade, já alarmante no Brasil, foi amplificada: enquanto escolas privadas seguiram com o ensino remoto, muitas escolas públicas ficaram inativas. Isso aumentou as diferenças entre alunos de diferentes condições sociais.
Ainda assim, estudos indicam que, em cerca de dois anos, essas lacunas tendem a se reduzir ao que eram antes. Porém, esse retorno ao “velho normal” é problemático, já que o nível de desempenho escolar pré-pandemia era baixo e as desigualdades muito altas. Para pensar o “novo normal”, é necessário questionar e superar os problemas estruturais do passado.
O Papel Social da Escola
Além do aprendizado, a escola exerce uma função essencial ao estruturar a vida de alunos e famílias. Rotinas, horários e condições para desenvolver habilidades não cognitivas são aspectos fundamentais que muitas vezes passam despercebidos. A ausência dessas estruturas pode agravar problemas comportamentais, especialmente em situações de estresse causadas pela pandemia.
Reflexões para o Futuro
Por fim, repensar a função da escola é essencial para enfrentar os desafios do “novo normal”. A pandemia abriu espaço para discussões sobre como o modelo escolar pode evoluir para ser mais inclusivo e eficaz, abordando tanto o aprendizado quanto as desigualdades sociais.
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Obs: texto originalmente postado no blog Educação em evidência.