Os gestores e professores da rede municipal de Pilar (Alagoas) realizaram neste mês um “Workshop de Avaliação e Planejamento 2025”, quando fizeram uma reflexão conjunta sobre os avanços escolares em 2024, o que ainda necessita melhorar, debateram a dinâmica do ensino-aprendizagem e projetaram nos desafios para o próximo ano. As equipes pedagógicas e gerenciais do Instituto Alfa e Beto e os parceiros da Origem Energia também participaram do encontro. O município usa a metodologia (método fônico e ensino estruturado) do Instituto Alfa e Beto há um ano e meio.
Durante o encontro, os docentes certificaram que há avanço e melhor domínio ao trabalharem a consciência fonêmica junto aos alunos e que o Programa Alfa e Beto de Alfabetização deu um grande e positivo passo. Tudo isso, no entanto, não ocorreu de uma hora para outra. Além da dedicação de todos em relação ao programa, um ponto foi destaque durante as análises dos resultados: desde maio, mensalmente, houve capacitação pedagógica para todos os professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos das escolas do município com foco no método fônico. O objetivo foi aperfeiçoar a prática pedagógica na metodologia fônica e fortalecer as iniciativas exitosas valorizando o trabalho do professor.
“As capacitações, que ocorreram a pedido dos docentes, foram realizadas de forma presencial no primeiro sábado de cada mês. Os professores estiveram muito engajados, querendo aperfeiçoar cada vez mais a forma de ensino. Aprendemos muito mais sobre a utilização do programa de alfabetização, sendo praticado com aulas lúdicas e brincadeiras”, contou o técnico responsável pelos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pilar, Steófanes Alves Candido. Ao todo, participaram das capacitações 40 profissionais (professores das turmas de alfabetização e professores de reforço escolar).
Ele explicou que um fator que ficou muito nítido, tanto para professores quando para alunos, foi o entendimento de que é preciso que haja uma rotina de estudos bem planejada e preparada. Dessa forma, e devido à melhora nos resultados, Steófanes ressaltou que a ideia é ampliar a formação em 2025 para o publico da pré-escola, e começar com as capacitações já no início do calendário escolar. Espera-se, assim, que os avanços e aprendizagem sejam ainda mais significativos.