O ano letivo está de volta! Aproveitamos mais este início de ano para compartilhar com educadores e gestores quatro publicações digitais gratuitas que mostram as principais evidências da ciência sobre o que funciona em educação.
São livros produzidos pelo Instituto Alfa e Beto e que podem ser baixados no celular ou computador em formato PDF para serem lidos a qualquer momento.
Nosso objetivo é contribuir para o debate educacional brasileiro e disseminar instrumentos validados internacionalmente que garantem o mais importante quando o assunto é educação: a aprendizagem dos alunos.
Clique no título do livro para abrir a publicação em versão PDF*. Em seguida, salve o arquivo para ler offline.
Os conhecimentos sobre o ensino da matemática evoluíram sensivelmente nos últimos anos. Neste livro, os autores discutem três aspectos práticos desses novos conhecimentos: o que ensinar, como ensinar, o que os professores devem saber. O pano de fundo são os avanços da neurociência, que autorizam e estimulam o ensino da matemática desde cedo e abrem novas fronteiras para o entendimento de como as crianças adquirem as bases que lhes permitem aprender matemática na escola.
Autores: Daniel T. Willingham, Hung-Hsi Wu, Hung-Hsi Wu, Xavier Seron, João Batista Araujo e Oliveira (org.)
Este livro se destina a especialistas e professores de Língua Portuguesa, especialistas em currículos, coordenadores pedagógicos e educadores de modo geral. Dividido em três partes, o livro destaca o que funciona para ensinar uma criança a ler, a escrever e a compreender os mecanismos da língua por meio da gramática. O livro é voltado para educadores de alfabetização e primeira etapa do ensino fundamental, mas oferece conhecimentos de grande valia para professores das demais etapas de ensino.
Autor: Roger Beard
Educação Infantil: evidências científicas e melhores práticas
Educação infantil não é brincadeira de criança, é brincadeira de gente grande. O nome do jogo é interação. É disso que trata este livro. A publicação traz, a partir de evidências apresentadas pelos autores, respostas a perguntas como: a educação infantil faz diferença no o desenvolvimento infantil? Frequentar uma instituição de educação infantil faz diferença para quem? Para os mais ricos, mais pobres, mais velhos ou mais novos? O que é considerado “qualidade” em educação infantil? Como se avalia isso?
Autores: Adele Diamond, Jacqueline Barnes, Kaspar Burger, Michel Fayol, João Batista Araujo e Oliveira (org.)
O livro discute os desafios da docência por meio de artigos que relatam experiências bem sucedidas em países onde a educação atinge bons níveis de qualidade. Os artigos constituem uma resposta a diversos questionamentos relacionados a atuação dos professores: o que é pedagogia? Existem pedagogias eficazes? Qual a diferença entre pedagogia e métodos? Como separar o efeito da pedagogia do efeito do professor? Existem pedagogias específicas para diferentes disciplinas? A partir das indagações, são trabalhados exemplos do que funciona em sala de aula.
Autores: Clermont Gauthier, Steve Bissonnette, Mario Richard, José Morais, Roger Beard e Nuno Crato.
*Para acessar arquivos em PDF, é necessário o programa Adobe Reader. Caso você deseje instalá-lo em seu computador, clique aqui.