Este post faz parte de uma série produzida pelo Instituto Alfa e Beto que desvenda, em 20 capítulos, a inteligência. Todas as segundas-feiras, novos artigos são publicados neste espaço. Então, acompanhe! Para ver todos os posts já publicados e o índice completo da série, clique aqui.
Nesta série, sintetizamos muito do que hoje sabemos sobre o desenvolvimento da inteligência e sua relação com o sucesso escolar e outros aspectos da vida. Ou seja, o QI é fortemente influenciado pela genética e pelo ambiente, sendo essa influência ainda maior nas pessoas de classes sociais mais baixas e nos primeiros anos de vida – a chamada Primeira Infância.
Reformas Sociais e Educativas nos Países Avançados
No texto de hoje, resumiremos algumas características e mudanças importantes nas políticas sociais e práticas educacionais dos países mais avançados, especialmente desde a segunda metade do século passado, associando-as ao tema desta série: a formação do capital cognitivo.
Redução da Pobreza e Atendimento Pré-natal
Para começar, é essencial destacar que a pobreza expõe futuras mães e bebês a riscos que geram estresse e condições adversas durante a gravidez e parto. Essas condições podem impactar significativamente o desenvolvimento cognitivo das crianças. Portanto, medidas para reduzir a pobreza podem ter resultados positivos significativos no desenvolvimento cognitivo da sociedade. O índice de Gini, por exemplo, é um indicador relevante de melhorias efetuadas nos vários países.
Além disso, é importante ressaltar que grande parte do desenvolvimento cerebral ocorre dentro do útero. As condições de gravidez e os riscos aos quais a mãe está exposta, como desnutrição, drogas e infecções, podem comprometer o desenvolvimento cognitivo. A eliminação da depressão pós-parto e a redução da gravidez juvenil são exemplos de como as atividades de preparação dos pais podem ser fundamentais.
Atendimento Peri e Pós-natal
Adicionalmente, além do período pré-natal, o atendimento peri e pós-natal também é crucial. O parto prematuro, por exemplo, e a ingestão de leite materno são fatores críticos no desenvolvimento cognitivo. Políticas públicas que promovem o aleitamento materno e cuidados adequados podem ter um grande impacto no desenvolvimento cognitivo das crianças. A ingestão de leite materno – e somente dele nos primeiros 6 meses de vida, no mínimo – introduz anticorpos inexistentes em alimentos formulados e ajuda a criança a manter alta resistência e evitar doenças infecciosas.
Desenvolvimento Cerebral e Educação Infantil
Quando a criança nasce, a arquitetura do cérebro ainda está nos estágios iniciais. O ambiente próximo, seja em casa ou em instituições de cuidado infantil, influencia fortemente o desenvolvimento cerebral e intelectual. Estímulos adequados são fundamentais para a formação de vínculos de afeto e estabilização do temperamento. Isso impacta significativamente as crianças em meios socioeconômicos desfavoráveis. Portanto, creches de excelente qualidade podem fazer uma diferença significativa na vida das crianças, especialmente as de origem socioeconômica mais desfavorecida.
Transição Escolar e Currículos
A transição escolar também é crucial. O impacto do professor do primeiro ano escolar sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos é significativo. A formação de bons hábitos de estudo começa nessa fase crucial. Além disso, a diversificação no ensino médio é uma tendência em países desenvolvidos. A ênfase no domínio da língua e disciplinas associadas com STEM visa maximizar o esforço e talento dos alunos. De acordo com a OCDE, a competição entre escolas é reconhecida por mais de 70% dos diretores nos países industrializados. Isso leva as escolas a buscar níveis de desempenho mais elevados.
Internacionalização e Mercado de Trabalho
Finalmente, a internacionalização e troca de estudantes, professores e cientistas entre países desenvolvidos permitem uma fertilização cruzada de ideias e culturas. Isso reduz o risco de perda seletiva de talentos. Nos processos seletivos das grandes empresas, critérios rigorosos de seleção são comuns, muitas vezes limitando recrutamentos a alunos de escolas de alto nível. Testes de QI e habilidades socioemocionais são frequentemente utilizados. Nos países desenvolvidos, a maioria dos recursos para pesquisas é destinada a empresas privadas. A maioria das patentes também provém dessas empresas, mostrando a importância da pesquisa aplicada.
Conclusão
Neste post, resumimos algumas estratégias e tendências usadas nos países mais desenvolvidos para estimular e gerenciar seus talentos. Na próxima semana, finalizaremos nossa série sobre QI discutindo as habilidades socioemocionais. Não perca!