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QI, desempenho escolar e capital cognitivo de um país | Capítulo 15
Primeiramente, é fundamental considerar que, à medida que o conhecimento se torna essencial para o progresso econômico e social, o valor do capital humano de um país aumenta significativamente. Desde a década de 60, os economistas têm valorizado cada vez mais o capital humano, empregando indicadores como anos de escolaridade e a qualidade das instituições de ensino para mensurar o potencial econômico.
Relações entre Educação, Produtividade e PIB
Além disso, as pesquisas revelam consistentemente relações positivas entre indicadores educacionais e de aprendizagem individuais, bem como entre o nível educacional de um país e seu Produto Interno Bruto (PIB). Nos Estados Unidos, por exemplo, uma parcela significativa do aumento da produtividade nos últimos trinta anos foi explicada pelo aprimoramento na qualificação da força de trabalho.
O Impacto da Educação
Adicionalmente, estudos indicam que cada ano adicional de escolaridade a partir de 1970 corresponde a um aumento de 3,5 pontos de QI até o ano 2000, explicando entre 60% e 80% do aumento bruto do QI em um conjunto de 88 países. Isso fundamenta a conexão profunda entre educação formal e desenvolvimento cognitivo.
O Efeito Flynn e o Crescimento do QI
Contudo, a manifestação conhecida como “efeito Flynn”, identificada em estudos de 1987, indicou ganhos de QI em várias nações, associados ao grau de modernização e industrialização. Por exemplo, países que já eram modernos no início do século XX apresentam uma taxa de crescimento médio de QI de 3 pontos por década, enquanto nações com industrialização mais recente apresentam taxas bem mais elevadas.
Convergência Internacional
Eventualmente, pode ocorrer uma convergência do QI entre diferentes países nas próximas décadas, conforme sugerido pelas hipóteses de convergência. Essa teoria propõe que não existe um limite mínimo de QI que impeça a industrialização. Assim, permitindo um crescimento contínuo conforme as nações desafios intelectuais mais complexos.
Ganhos em Inteligência Cristalizada e Fluida
Por outro lado, Flynn destacou ganhos notáveis nos testes de inteligência, particularmente nas Matrizes Progressivas de Raven. Incluindo um aumento de 30 pontos no teste completo entre 1947 e 2002. Isso mostra que a inteligência cristalizada, que depende mais da escolaridade, cresce mais do que a inteligência fluida.
Considerações Finais sobre as Medidas
Em conclusão, é crucial compreender que as medidas aplicadas aos testes de QI são importantes para refletir sobre as mudanças na capacidade da população. O QI, portanto, é uma medida estável, mas adaptável, que se ajusta às novas realidades de uma sociedade em transformação. A educação desempenha um papel central neste processo, sendo fundamental para o crescimento do capital cognitivo de um país.
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Na próxima semana….
No próximo texto analisaremos a importância de uma elite intelectual para o crescimento econômico e cognitivo de um país. Não perca! |