O que dizem os dados da Prova Brasil 2015? Se a avaliação nacional é o principal termômetro da educação no Brasil, como interpretar os números divulgados recentemente pelo MEC? Buscando responder a esses e outros questionamentos em torno da Prova Brasil e do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o Instituto Alfa e Beto publicou uma série de artigos sobre o tema no blog Educação em Evidência, no site da revista VEJA.
Confira a lista completa (clique no título para ler o artigo completo):
- Os desafios do Ensino privado: “A mediocridade dos resultados do setor privado não pode ser debitada ao setor público: ela é feita pelas próprias mãos. As causas são várias”.
- Afina de contas, o que significa o IDEB? “Aprendemos na escola que não dá para somar bananas com laranjas. Três bananas com quatro laranjas dá o quê? Sete frutas? Uma vitamina?”
- Por que só melhoramos nas séries iniciais? “Talvez uma explicação mais adequada se encontre em fatores que não dependem diretamente da melhoria do ensino. Um deles é a melhoria de condições de vida da população.”
- Existe uma política nacional de educação? “O governo central faz muito, gasta enormemente, mas não se concentra nas questões fundamentais que são de sua responsabilidade e que poderiam fazer a educação melhorar.”
- O que vai pelos estados: “O conjunto da obra não ilustra os resultados que tipicamente se observam – no mundo afora – quando se implementa uma reforma educativa.”
- Em busca do Prefeito Nota 10: “O Prêmio Prefeito Nota 10, uma iniciativa do Instituto Alfa e Beto, foi instituído exatamente para chamar a atenção para essa questão de vida ou morte para os munícipes.
- As melhores escolas do Brasil: “Dois conceitos nos ajudam a entender a qualidade das escolas: o conceito de efeito-escola e o conceito de escolas eficazes.”
- Três lições para o Brasil avançar em educação: “Dos estudos e resultados dessas reformas educativas podemos extrair três lições importantes sobre como melhorar a educação.”
- O que os governos devem (deixar de) fazer para melhorar a educação: “Qualquer política ou reforma educativa se mede pelo que acontece na escola e pelos resultados do desempenho do aluno na escola – e na vida.”
- O que a sua escola deve fazer para melhorar o desempenho dos alunos: “Uma condição básica reside num bom diretor, bem preparado, experiente e com condições de gerenciar o seu pessoal.”