O programa de redação tem transformado a vida dos estudantes e aberto portas para o mundo e desenvolvendo novas competências — é o que dizem os gestores e docentes de Ribeiro Gonçalves.
Melhora na Leitura e Produção Textual
“Houve uma melhora impressionante da leitura e da produção textual dos nossos estudantes. O programa oferece uma série de ferramentas para os professores, que vão desde a compreensão do gênero estudado até os critérios necessários para a produção de uma boa redação. Vejo que esse trabalho despertará nos nossos estudantes o hábito da leitura e da escrita”, assim afirma Marilda Lina de Sousa Rodrigues, coordenadora de Planejamento do projeto na Secretaria Municipal de Educação de Ribeiro Gonçalves.
Estudantes e pais compartilham da opinião de Marilda. Antes do programa, a maioria dos alunos tinha dificuldades com redação. Agora, no entanto, os estudantes detalham melhor suas leituras e compreendem plenamente o que foi estudado. Esse trabalho vem despertando o gosto pela leitura e aumentando o interesse na produção de textos durante as aulas de redação.
“Antes, nossos alunos viam a redação como um problema, uma dificuldade em organizar ideias para construir um texto coeso e coerente. Hoje, com as Fichas de Redação, eles conseguem organizar suas ideias e traçar um planejamento sistemático. A escrita passou a ser percebida como um trabalho criativo, mas que necessita de estratégias concretas para atingir um objetivo”, explica Marilda.
Importância da Leitura no Programa de Redação
Com a execução do programa, toda a comunidade escolar compreendeu ainda mais que a leitura é essencial para a ampliação de conhecimentos. A prática da leitura pode tornar-se um dos principais fatores para que os alunos, de qualquer idade, produzam textos de qualidade, uma vez que envolve estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação para organizar suas ideias.
O Programa de Redação do Instituto Alfa e Beto baseia-se em evidências científicas sobre o que funciona melhor para ensinar redação. O processo, assim, inclui cinco fases: planejar, redigir, rever, corrigir e apresentar, com ênfase nas três primeiras fases. O planejamento e a revisão ocupam de 60% a 70% do tempo e atenção.
O professor, desse modo, lidera e participa ativamente de cada fase, oferecendo orientação, supervisão e feedback construtivo.
Além da redação, o município de Ribeiro Gonçalves também conta com programas do Instituto Alfa e Beto como o Alfa e Beto da Pré-Escola I e II, o Programa Alfa e Beto de Alfabetização e o Programa de Revisão.
O sucesso do programa de redação em Ribeiro Gonçalves destaca a importância de iniciativas educacionais bem estruturadas. Elas não apenas melhoram a habilidade de leitura e escrita dos alunos, mas também despertam um interesse duradouro pelo conhecimento.