Para iniciar o processo de alfabetização, a criança precisa superar três desafios:
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- 1. Compreender o princípio alfabético: entender que as palavras são formadas por sons (fonemas) e que os fonemas, por sua vez, são representados por letras (grafemas);
2. Aprender a decodificar: conhecer as relações entre os fonemas e os grafemas que os representam para extrair o som das palavras escritas;
3. Assimilar o princípio ortográfico: as regras que regem a escrita das palavras.
Para compreender o princípio alfabético é necessário que a aluno desenvolva a consciência fonêmica, isto é, ser capaz de identificar os segmentos de som que formam uma palavra (os fonemas).
O termo “consciência” é utilizado pois a criança ainda não possui consciência desses elementos – a criança não alfabetizada ouve, processa e interpreta uma frase ou palavra como um todo. Antes do processo de alfabetização há várias brincadeiras que ajudam, como rimas, assonâncias e aliterações, que chamam atenção para os “sons” das palavras. No início do processo ajudam as brincadeiras de segmentar as frases em palavras, sílabas e, aos poucos, em fonemas.
Tomar consciência dos fonemas como sendo a menor unidade de uma palavra permite que o aluno adquira o princípio alfabético – primeiro passo para se alfabetizar.
O próximo passo consiste em aprender, de maneira sistemática e explícita, a relação entre os fonemas e grafemas – e isso se chama de método fônico.
As evidências científicas demonstram que o método fônico apresenta resultados superiores aos de outros métodos de alfabetização.
No Brasil é muito comum os educadores confundirem o processo de aprender a ler do processo de ler, e do processo de ler para aprender. Alfabetizar significa aprender a ler. É algo concreto, específico, finito.
Ler é para quem já foi alfabetizado, quem já aprendeu a ler. Antes, durante e depois do processo de alfabetização a criança precisa viver num ambiente rico em livros e leitura e desenvolver habilidades de compreensão de textos, bem como competências de redação.
A Alfa e Beto Soluções ajuda a escola no processo de alfabetização
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – estabelece algumas das principais habilidades que a criança precisa adquirir para se alfabetizar. Tendo por base tais habilidades, as evidências científicas e as recomendações da Ciência Cognitiva da Leitura, a Alfa e Beto desenvolveu materiais para ajudar as escolas nas diferentes etapas do processo de alfabetização:
○ Consciência fonêmica;
○ Princípio alfabético;
○ Decodificação;
○ Fluência de leitura.
○ Conforme comprovado pelas pesquisas científicas, o método fônico é eficaz se implementado de maneira estruturada, por meio da utilização de materiais didáticos diversos: uso de letras, alfabetos, textos desenvolvidos ou escolhidos por critérios semânticos e morfossintáticos.
Quer saber mais? Baixe os livros gratuitos da Alfa e Beto:
– Ensino da Língua: O Que Dizem as Evidências (E-book)
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Conheça as Soluções da Alfa e Beto para a Alfabetização
– Programa Alfa e Beto de Alfabetização
– Aprender a Ler
– Manual da Consciência Fonêmica
– Bonecos
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– Minilivros
– ABC do Alfabetizador
– Alfabetização de Crianças e Adultos: Novos Parâmetros
– Ilhas do Alfabeto
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– Coleção Grafismo e Caligrafia
Evidências Científicas
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