Os primeiros passos de uma criança na escola – principalmente na pré-escola e no primeiro ano do Ensino Fundamental – são cruciais para assegurar que seu desempenho seja satisfatório ao longo de toda a trajetória acadêmica. Por isso, é importante que a educação pré-escolar e a alfabetização estejam no centro do planejamento de políticas públicas em educação.
Pensando nisso, o IDados, centro de estudos ligado ao Instituto Alfa e Beto, e o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais – LaPOpE/UFRJ trabalham juntos para adaptar ao contexto brasileiro uma avaliação internacional chamada iPIPS (sigla em inglês para Indicador Internacional de Performance em Escolas de Ensino Primário).
O objetivo é colher informações robustas, em nível individual, sobre aptidões cognitivas de crianças entre 4 e 6 anos de idade nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de habilidades em coordenação motora. A partir do diagnostico inicial, os pesquisadores farão o acompanhamento das crianças ao longo do Ensino Fundamental I. Os resultados devem servir de apoio para que formuladores de políticas públicas estejam conscientes das fraquezas desta etapa, podendo saná-las, e possam identificar os benefícios no longo prazo dos investimentos na Educação Infantil e em práticas comprovadamente eficazes de alfabetização.
Batizado de Linha de Base Brasil, o projeto é tema do I Seminário Internacional IDados, que acontece no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro. Em pauta no encontro estarão os dados iniciais colhidos pelos pesquisadores do IDados, da UFRJ e da UFJF em três municípios brasileiros.
Além disso, pesquisadores da Universidade Durham (Inglaterra), responsável pelo iPIPS, esclarecerão aspectos metodológicos da avaliação e como seus resultados podem ser comparados internacionalmente, inclusive com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), a avaliação da OCDE aplicada a cada três anos a estudantes de 15 anos de todo o mundo.
O I Seminário Internacional IDados acontece no Hotel Novo Mundo, Praia do Flamengo, nº 20 / Rio de Janeiro, a partir das 14h. Confira abaixo a programação completa.
PALESTRANTES
Christine Merrell
Universidade Durham
É professora da Faculdade de Educação da Universidade Durham. É especialistas no desenvolvimento de avaliações para crianças de 3 a 14 anos de idade voltadas para leitura, matemática, vocabulário, habilidades não-verbais e desenvolvimento motor. É diretora de pesquisa do Projeto iPIPS.
Peter Tymms
Universidade Durham
É professor da Faculdade de Educação da Universidade Durham, onde ocupou o cargo de diretor (2010 a 2013) e comandou o Centro de Avaliação e Monitoramento (2003 a 2010), sendo responsável pelo acompanhamento de milhões de estudantes na Inglaterra. É um dos fundadores do Projeto iPIPS, do qual é diretor, e atua como conselheiro do German National Educational Panel Study (NEPS).
Marcelo Viana
IMPA
Tem graduação em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990). Atualmente é Pesquisador Titular e Diretor-Geral do IMPA, Bolsista de Produtividade do CNPq, Presidente do Conselho Gestor do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional e Membro do Comitê Executivo do Mathematical Council of the Americas. Faz pesquisa em Matemática, especialmente Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica e Teoria das Bifurcações.