Pesquisa revela impacto da alfabetização na Prova Brasil
A Importância da Alfabetização na Idade Certa
Antes de tudo, garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 3º ano do Ensino Fundamental é um dos objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE). Contudo, esperar até essa fase pode comprometer o aprendizado a longo prazo. Evidências mostram que aprender a ler e escrever aos seis anos oferece benefícios significativos, enquanto a alfabetização tardia reduz as chances de sucesso acadêmico.
Estudo sobre Alfabetização e Desempenho Escolar
Agora, um estudo em elaboração analisou os efeitos de longo prazo da alfabetização precoce no desempenho acadêmico, considerando os resultados da Prova Brasil. A pesquisa utilizou um projeto piloto no Rio Grande do Sul, iniciado em 2007, que implementou um programa de alfabetização aos seis anos. Os alunos que participaram desse programa realizaram a Prova Brasil em 2011, quando chegaram ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Em seguida, os pesquisadores compararam os resultados desses alunos com aqueles que não participaram do programa. O estudo indicou que, apesar de melhorias na alfabetização a curto prazo, o programa não gerou impacto significativo nos resultados de longo prazo. No entanto, um fator fez diferença: o método de ensino adotado.
O Papel do Método de Ensino
Ao avaliar os diferentes métodos de alfabetização utilizados no projeto, os pesquisadores notaram que as escolas que aplicaram o método fônico se destacaram. Enquanto outros grupos tiveram desempenhos semelhantes, as escolas que utilizaram essa metodologia apresentaram um ganho relativo de cinco pontos na Prova Brasil. Esse resultado representa um aumento de 30% na média de crescimento geral.
Ou seja, a pesquisa sugere que, para garantir efeitos duradouros, não basta alfabetizar na idade certa. É essencial adotar um método de ensino eficaz, baseado em evidências.
Investir no Início do Ciclo Educacional
Definitivamente, o Brasil enfrenta desafios em relação à produtividade e à formação de habilidades cognitivas. Programas de qualificação profissional são importantes, mas é imprescindível investir na alfabetização precoce e em métodos eficazes. Somente assim será possível reverter o cenário atual e garantir um futuro mais promissor para as novas gerações.
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Fonte: Hirata e Oliveira (2017).
Referências:
Almond, D.; Currie, J. (2011). Human Capital Development Before Age Five. In: Handbook of Labor Economics. Vol. 4B, edited by Ashenfelter, O.; Card, D., 1315–1486. Amsterdam: Elsevier, North-Holland.
Carneiro, P., & Ginja, R. (2014). Long-term impacts of compensatory preschool on health and behavior: Evidence from Head Start. American Economic Journal: Economic Policy, 6(4), 135-173.
Fontanive, N., Klein, R., Abreu, M., & Bier, S. E. (2008). A alfabetização de crianças com seis anos: uma contribuição para o debate sobre aquisição de habilidades de leitura escrita e matemática no primeiro ano do ensino fundamental. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 16(61), 543-560.
Heckman, J.; Pinto, R.; Savelyev, P. (2013). Understanding the mechanisms through which an influential early childhood program boosted adult outcomes. The American Economic Review, 103(6), 2052-2086.
Hirata, G.; Oliveira, P. R. (2017). Long-lasting effects of promoting literacy: do when and how to learn matter? (mimeo). Disponível a pedidos.