Os gestores da rede municipal de Educação de Novo Oriente do Piauí visitaram os municípios piauienses que tiveram os melhores resultados e optaram por iniciar um trabalho educacional com o Instituto Alfa e Beto. A parceria inclui os programas de alfabetização, recomposição da aprendizagem e de revisão, que vão do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental.
Esta semana o prefeito Afonso Sobreira; a secretária municipal de Educação, Iraci Soares dos Santos; e o secretário de Governo do município, Edivaldo Miranda; receberam Carmen Brito e Fábio Simas, coordenadores do Instituto Alfa e Beto e deram início oficialmente aos preparativos para o início do ano letivo em Novo Oriente do Piauí. Eles, os professores e os demais profissionais da educação municipal receberam todos os materiais e as capacitações necessárias para as ações educacionais que serão implementadas em 2025.
A rede municipal de Novo Oriente do Piauí também realizou, com o Instituto Alfa e Beto, uma avaliação diagnóstica que analisou o nível de aprendizagem dos alunos. Assim, foi possível direcionar investimentos e implementar ações pedagógicas com maior eficácia. Com isso, garante-se que cada intervenção atenda às necessidades reais das escolas e dos estudantes.
Casos de sucesso no Piauí
Novo Oriente do Piauí segue o exemplo de outros municípios piauienses que já colhem os frutos da parceria com o Instituto Alfa e Beto. Cidades como Bom Jesus, Água Branca, Esperantina, Demerval Lobão e Teresina se destacam por utilizarem programas, metodologias e materiais desenvolvidos pelo Instituto para melhorar a qualidade do ensino.
Bom Jesus e Água Branca, por exemplo, alcançaram resultados expressivos no Sistema de Avaliação do Piauí (SAEPI) em 2023, posicionando todas as suas escolas entre as melhores do Estado. Além disso, essas experiências reforçam o impacto positivo das práticas orientadas por evidências e metodologias consistentes.