Entre as avaliações em larga escala praticadas em nível nacional está a Provinha Brasil, que mede o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática e é aplicada a crianças do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas.
A avaliação foi um dos temas que surgiram durante o VII Seminário Internacional do Instituto Ala e Beto, realizado em 2014. No encontro, uma pergunta feita pela plateia a uma das palestrantes abriu espaço para um debate sobre a Provinha Brasil e revelou um alerta para as autoridades brasileiras responsáveis pela elaboração de currículos: a Provinha Brasil não mede nada que seja efetivamente identificável ou útil.
A conclusão foi feita pela professora São Luís Castro, uma das responsáveis pela atualização dos currículos e da avaliação da leitura em Portugal e palestrante do evento. Ao avaliar a prova de desempenho brasileira, a especialista observou que faltavam nela princípios básicos para medir com precisão o nível de aprendizado dos alunos e não oferece uma definição clara do que seja alfabetizar e das habilidades que compõem esse construto.
No recém-lançado livro Alfabetização: em que consiste – como ensinar, resultado dos trabalhos apresentados no semanário, São Luís Castro faz uma avaliação dessa questão sob o ponto de vista das evidências. O argumento é complementado por uma análise de José Morais, coordenador científico do evento e professor da Universidade Livre de Bruxelas.
Segundo o pesquisador, a Provinha Brasil padece da falta de objetivos bem definidos. “Faltam coisas essenciais, não revela se houve ou não compreensão do princípio alfabético, se há ou não consciência dos fonemas, não se sabe se a criança é realmente capaz de decodificar, não revela se é capaz de fazê-lo rapidamente, não revela nada sobre a capacidade de escrita. Não há razão para uma prova não avaliar a escrita”.
Na introdução do livro, também assinada pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, os pesquisadores afirmam que os problemas da Provinha Brasil têm origem nos mesmos problemas que geram entraves para a educação brasileiras como um todo: a falta de um currículo unificado para todas as escolas e a falta de uma abordagem de alfabetização baseada em evidências cientificas atualizadas.
O livro convida a um debate urgente e lança uma pergunta que deve ser encarada para que a educação brasileira avance: para que estamos avaliando nossos estudantes?
Baixe o livro em seu computador ou celular. Além de debates sobre políticas públicas, a publicação traz ainda diretrizes para entender os principais aspectos da alfabetização de crianças. Uma leitura imprescindível para educadores, gestores públicos e formadores de opinião.
A seguir, confira os vídeos das palestras proferidas por São Luís Castro, José Morais e pelos demais convidados do VII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto.
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