A pandemia causou impactos significativos em diversos aspectos da sociedade, e a educação não ficou de fora. O Instituto Alfa e Beto divulgou, em uma apresentação no YouTube, uma pesquisa detalhada sobre os efeitos da pandemia na compreensão e fluência de leitura entre os alunos. A seguir, vamos explorar os principais pontos dessa pesquisa e suas implicações para o futuro da educação.
Efeitos da Pandemia na Educação
Na sexta-feira, 6 de maio, o Instituto Alfa e Beto apresentou os resultados e implicações de uma pesquisa abrangente sobre os efeitos da pandemia na compreensão e fluência de leitura. Ainda, a apresentação, transmitida pelo canal de YouTube do Instituto, contou com a participação do professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, e da pesquisadora Isabella Starling. Juntos, com o pesquisador Guilherme Hirata, do Instituto IDados, conduziram o estudo.
Metodologia e Resultados
Durante a abertura, o professor João Batista Oliveira destacou a gravidade do atraso escolar causado pela pandemia no Brasil. Ele detalhou o método utilizado na pesquisa, realizada com alunos do município de Sobral (CE). “Fizemos uma comparação do desempenho dos alunos antes e depois da pandemia. Escolhemos Sobral devido à estabilidade e sucesso da rede municipal. Assim, qualquer variação nos resultados de 2022 em comparação com 2019 provavelmente se deve ao fechamento das escolas durante a pandemia”, explicou.
Além disso, a pesquisadora Isabella Starling apresentou a metodologia e os resultados do estudo. Ela apontou três resultados importantes. Primeiramente, houve um atraso de um ano na alfabetização dos alunos do 3º ano. Os alunos do 2º ano não foram alfabetizados. Em segundo lugar, a compreensão de leitura também sofreu atrasos significativos. Por fim, o atraso na fluência de leitura foi menor, com perdas efetivas apenas em casos isolados.
Implicações do Estudo
Isabella enfatizou a importância de alfabetizar na idade certa para garantir a evolução dos alunos. Ainda, “Em Sobral, os alunos são alfabetizados no 1º ano. Identificamos que aqueles já alfabetizados antes da pandemia sofreram menos”, afirmou. Além disso, ela ressaltou a necessidade de um bom diagnóstico para entender a situação real do aprendizado dos alunos.
Concluindo, na pesquisa baseada em dados coletados em Sobral antes e depois da pandemia, possivelmente é o primeiro estudo mundial sobre o desenvolvimento da leitura envolvendo os mesmos alunos. Ainda, os resultados destacam a importância de políticas educacionais eficazes para mitigar os impactos negativos da pandemia na educação.