João Batista Oliveira discute Políticas Nacionais de Alfabetização na CONABE
Antes de mais nada, a 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (CONABE) , realizada em Brasília no dia 24 de outubro, contou com a participação do professor João Batista Oliveira , presidente do Instituto Alfa e Beto. Durante a sessão especial “Políticas Públicas de Alfabetização”, o especialista abordou os principais desafios da alfabetização no Brasil, apresentando soluções práticas ampliadas em evidências científicas.
Evidências de Sucesso na Alfabetização
Primeiramente, João Batista Oliveira destacou a importância de avaliar os resultados das políticas educacionais. Como exemplo, relatamos o impacto positivo do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e os avanços alcançados em Sobral (CE) , município que utiliza o programa de alfabetização do Instituto Alfa e Beto desde o início deste século. Além disso, ele citou outras experiências bem-sucedidas em parcerias entre o Instituto e secretarias de educação, reforçando que resultados consistentes podem ser exercícios com estratégias baseadas em ciência.
Desafios e Reformas Necessárias
Ainda assim, o professor enfatizou os desafios recorrentes na implementação de políticas públicas no Brasil. Ele questionou a tradição de priorizar soluções baseadas no conceito de “mais” — mais escolas, mais recursos e mais inovações —, em detrimento de estratégias fundamentadas na eficiência e na eficácia. João Batista também argumentou sobre a necessidade de mudanças no debate sobre alfabetização na idade certa, defendendo a adoção de um ensino estruturado como uma abordagem mais eficaz.
Nesse sentido, ele sugeriu melhorias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , estabelecendo que as configurações são i
Propostas para Avançar na Edu
Por fim, João Batista Oliveira apresentou sugestões para o avanço da educação no Brasil. Ele ressaltou que as políticas públicas baseadas em evidências são fundamentais para reduzir inconsistências e melhorar os resultados. Entre as alterações propostas, destacam-se:
- Revisão das orientações para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) ;
- Reformulação de programas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) ;
- Ampliação do uso de avaliações critérios e experimentos controlados para orientar decisões educacionais.
Conclusão
Concluindo, a palestra reforçou que o progresso na alfabetização depende de uma combinação de políticas consistentes, ensino estruturado e um olhar crítico para o que realmente funciona. Assim, a CONABE serviu como um espaço para destacar a relevância de abordagens baseadas em evidências e a necessidade de mudanças estruturais na educação brasileira.
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