O Pacto pela Alfabetização desempenha um papel crucial na educação em Sobral (CE). O professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, discutiu os desafios no retorno das aulas presenciais durante o Seminário de Abertura do Ano Letivo 2022. Ele destacou a importância desse pacto na melhoria da qualidade da educação no município.
Seminário de Abertura do Ano Letivo 2022 em Sobral
A Secretaria Municipal de Educação de Sobral convidou João Batista Oliveira para o Seminário de Abertura do Ano Letivo 2022, realizado entre 26 e 28 de janeiro. Durante o evento, o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, homenageou o Instituto Alfa e Beto. Ainda, ele destacou a longa parceria que começou em 2003, agradecendo pelas contribuições significativas na educação do município.
Fatores Emocionais e Pedagógicos no Retorno às Aulas
João Batista Oliveira dividiu sua fala em duas partes. Primeiramente, ele enfatizou a importância de lidar adequadamente com os fatores emocionais afetados pela pandemia, como atenção, memória, concentração e autocontrole. Logo, esses aspectos são fundamentais para o sucesso escolar. Além disso, ele chamou a atenção para quatro conceitos pedagógicos essenciais: perda de aprendizagem, atraso escolar, falta de base e recuperação. Ainda, ele explicou a diferença entre esses conceitos e a necessidade de um diagnóstico correto para intervenções eficazes.
Oliveira ressaltou que a perda de aprendizagem é pouco provável. No entanto, a vida escolar deve focar no conceito de atraso. Por isso, identificar atrasos e decidir se o problema é de base ou de recuperação é crucial. Ele mencionou que as crianças que não se alfabetizaram adequadamente precisam de atenção especial. A alfabetização correta desde o início é essencial. Para aqueles que enfrentam problemas de base, é necessário começar a partir do conhecimento real dos alunos.
Estrutura das Aulas e Interação Social
No retorno às aulas presenciais, Oliveira sugeriu aulas com mais intervalos e pequenos períodos de relaxamento. Isso ajuda a formar hábitos de autonomia e estudo com a participação da família. Além disso, recomendou o uso inteligente dos espaços escolares para promover brincadeiras e interações durante o recreio. Estimular a participação dos alunos e a retomada dos laços afetivos em um ambiente mais relaxado é fundamental.
Oliveira destacou a importância de prover uma base sólida antes de acelerar o aprendizado. Ainda, ele mencionou a tutoria intensiva como uma estratégia eficaz para alunos com problemas específicos. No entanto, o objetivo é ajustar o ritmo e garantir que a maioria dos alunos alcance a série normal em um período de dois anos.
Por fim, na primeira semana de fevereiro, o Instituto Alfa e Beto lançará o e-book “Reabrindo as escolas em 2022: Desafios para o gestor escolar“. Este material oferece detalhes sobre os desafios da reabertura das escolas e estratégias para superá-los. Concluindo, o Instituto Alfa e Beto, junto com o Pacto pela Alfabetização, continua a fornecer suporte crucial para a educação de Sobral, promovendo um ensino de qualidade e ajudando na recuperação dos impactos da pandemia.