Leitura Interativa: Como Transformar o Aprendizado Infantil
Antes de mais nada, a leitura interativa é uma das formas mais eficazes de estimular o gosto pela leitura e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Acima de tudo, essa prática consiste em criar um diálogo em torno do texto, permitindo que a criança participe ativamente da experiência, o que enriquece seu aprendizado. Em outras palavras, ela transforma o ato de ler em uma conversa instigante e educativa.
Primeiramente, é importante compreender que a leitura interativa não apenas desperta o interesse pelos livros, mas também desenvolve habilidades essenciais como vocabulário, compreensão de estruturas sintáticas e conhecimento sobre o mundo. Além disso, ela promove o desejo de aprender a ler, conectando a criança ao universo dos livros de forma significativa e divertida.
Por que a leitura interativa é tão relevante?
Antes de tudo, desde o período gestacional, o bebê já começa a identificar ritmos e vozes, o que demonstra o impacto da linguagem desde os primeiros momentos de vida. Depois que a criança nasce, o contato com os livros e a leitura feita por adultos ajuda a expandir seu repertório linguístico. Sobretudo, a leitura interativa oferece à criança uma linguagem mais rica e complexa do que aquela utilizada no dia a dia.
Além disso, os livros são portas de entrada para novos mundos. Eles apresentam formas diferentes de observar e compreender o mundo, permitindo que objetos reais sejam representados por imagens, palavras e sinais. Dessa forma, a leitura estimula a criatividade e a abstração, essenciais para o desenvolvimento infantil.
Como Colocar uma Leitura Interativa em Prática?
Escolhendo o Livro Certo
Antes de mais nada, a escolha dos livros deve considerar o interesse e a idade da criança. Ainda assim, os adultos podem apresentar obras variadas, ajudando a ampliar os horizontes infantis. Por exemplo:
- Até 12 meses: Livros com fotos de bebês, vozes sonoras e cores vibrantes.
- 12-24 meses: Histórias curtas com objetos familiares e cenas do cotidiano.
- 24-36 meses: Livros com rimas, filhos e pequenos contos divertidos.
- 3-5 anos: Aventuras, contos clássicos, fábulas e livros informativos sobre animais e a natureza.
Aplicando a Técnica “ESPICHE A CONVERSA”
Agora que você conhece os benefícios, é hora de aplicar a técnica “ESPICHE A CONVERSA”, que consiste em:
- E: Espiche a conversa com perguntas, comentários e ideias sobre o texto.
- S: Siga as dicas da criança e amplie suas respostas, valorizando o que ela diz.
- P: Pergunte de forma que a criança analise, compare ou imagine possibilidades.
- I: Individualize o momento. Concentre-se em cada criança separadamente.
- C: Converse sobre o tema do livro, reforçando palavras e conceitos importantes.
- H: Habitue a criança a ouvir e respeitar turnos de fala.
Além disso, estimule a criança a explorar novos livros e temas, mostrando que o aprendizado pode ser divertido e enriquecedor.
Momentos Cotidianos para Enriquecer a Leitura
Frequentemente, momentos simples do dia a dia são oportunidades ideais para incluir a leitura interativa. Enquanto toma café da manhã ou passeia no parque, compare o que a criança vê ao vivo com o que está nos livros. Nesse sentido, essa prática reforça a ligação entre a leitura e o mundo real.
Um Convite à Prática da Leitura Interativa
Por último, a leitura interativa é uma ferramenta poderosa para ajudar a criança a desenvolver habilidades essenciais e a formar uma relação positiva com os livros. Como resultado, ela se torna uma ponte entre o mundo imaginário e o real, promovendo aprendizado e diversão.
Afinal, que tal começar agora mesmo? Incorpore uma leitura interativa à sua rotina e veja como ela pode transformar a infância. Compartilhe este conteúdo e inspire outras famílias a adotar essa prática!
Quer saber mais? Baixe os livros gratuitos da Alfa e Beto:
- Guia IAB de Leitura Para a Primeira Infância (E-book)
- Educação no Século XXI: Educação Infantil (E-book)
- Leitura Desde o Berço (E-book)
- Ensino da Língua: O Que Dizem as Evidências (E-book)
- Alfabetização. Em Que Consiste. Como Avaliar (E-book)
Conheça as Soluções da Alfa e Beto para a Leitura Interativa
Evidências Científicas
- COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Educação Infantil. Relatório do Seminário Internacional sobre Educação Infantil. Brasília: CNC/Câmara dos Deputados/IAB, 2007.
- DEX, S.; JOSHI, H. Children of the 21st century: from birth to nine months. Bristol: The Policy Press, 2010.
- HART, B.; RISLEY, T.R. Meaningful differences in the everyday experience of young American children. Baltimore, Md.: Paul H. Brookes Publ. co., 1995.
- HIRSCH JR. E.D. Reading Comprehension requires knowledge of words and the world. American Educator, Primavera 2003, p. 10-44.
- LAREAU, A. Unequal Childhoods: Class, race, and family life. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 2003.
- NEWUMAN, S.B. Books make a difference. A study of access to literacy. Reading Research Quarterly, 34, 286-312.
- SNOW, C.; GRIFFIN, P. (Eds.). Preventing reading difficulties in young children. Washington, D.C.: National Academy Press, 1999.