A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons. Ela é fundamental para o desenvolvimento posterior da consciência fonêmica (identificar que as palavras têm sons) e da decodificação (identificar a correspondência entre os sons e as letras).
Nesse sentido, ter consciência fonológica significa saber identificar e discriminar diferentes sons e suas nuanças – como alto baixo, grave, agudo, próximo, distante, sons dos animais, instrumentos etc.
Mas então, como desenvolver a consciência fonológica?
Idealmente, ela se desenvolve por meio das atividades rotineiras e das interações entre familiares, vizinhos e comunidades próximas. Assim, no início do processo de alfabetização, o professor deve se certificar de que os alunos são capazes de identificar os diversos sons, sua origem, o que ou quem os produz, comparar um som com outro e descrever suas características.
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No programa Alfa e Beto, as atividades de desenvolvimento de consciência fonológica estão concentradas nas primeiras aulas, como pré-requisitos do programa de desenvolvimento da consciência fonêmica.
Embora a consciência fonêmica seja um fundamento para a alfabetização, é sempre necessário desenvolver e refinar a capacidade de identificar sons. Isso não só ajuda o aluno a aprender a escutar no sentido físico como a ouvir no sentido psicológico e cognitivo, a adquirir competências essenciais de discriminação que possibilitarão uma leitura e, sobretudo, uma escrita ortográfica mais precisa.