No livro, o professor Roger Beard, da Universidade de Londres, aborda o que funciona no ensino das três questões centrais da língua: compreensão da leitura, redação e gramática. O livro se apoia nas evidências científicas sobre o que funciona no ensino dessas três dimensões da língua, nos diversos níveis de ensino. As evidências servem de pano de fundo para o autor apresentar sugestões concretas sobre o currículo e as práticas em sala de aula.
Esta publicação está dividida em três capítulos e contempla questões como: a leitura como fator de desenvolvimento, a importância da linguagem escrita, o desenvolvimento da compreensão de leitura nos níveis comportamental e cognitivo e aplicações para o ensino.
O primeiro capítulo trata do ensino da leitura, no sentido de “ler para aprender”, de compreender o significado do que se lê. O autor aborda as habilidades que comprovadamente ajudam o aluno a aumentar sua capacidade de compreensão: modelos mentais, mecanismos que ajudam a entender a coerência e coesão, e estratégias de monitoramento.
O ensino da escrita é tratado no segundo capítulo, onde o autor discute práticas eficazes para desenvolver a escrita: escrever diariamente; escrever para uma variedade de propósitos; dominar e utilizar as diferentes fases do processo da escrita, entre outros.
Finalmente, o professor discorre sobre o ensino da gramática. Mais do que um modo de ensinar formas corretas de escrever, o ensino da gramática deve ser encarado como uma estratégia para criar um repertório de possibilidades que poderá ser mobilizado pelo aluno diante dos desafios da escrita.
Esta publicação é resultado do VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto destinado a professores e estudiosos da educação.