Discussão sobre o impacto das séries iniciais
A discussão filosófica dos temas da Justiça e da Igualdade ainda não encontrou uma solução integral que compatibilizasse as exigências do conhecimento racional e científico da sociabilidade humana. No entanto, sobretudo a partir dos anos 80 e 90, período a partir do qual as obras de John Rawls (1971) e Amartya Sen (1979) começaram a mostrar fecundidade, o debate sobre Justiça e Igualdade tendeu a ganhar uma configuração que abriu possibilidades de passos seguros nessa direção.
O debate sobre os impactos na educação passou a ser emoldurado num quadro descritivo que procura conciliar a busca de um grau máximo de eficiência na produção de bens com a realização de uma distribuição maximamente satisfatória tanto das condições de acesso a esses bens quanto das circunstâncias de sua fruição.
A Importância da Alfabetização nas Séries Iniciais
Por conseguinte, o objetivo deste trabalho é situar a alfabetização das crianças no contexto da Justiça e Igualdade. Com base em evidências científicas, destacamos a importância da alfabetização em promover a igualdade de acesso e sucesso educacional.
Isso é especialmente crucial para crianças de ambientes sociais desfavorecidos, que representam a maioria dos alunos das escolas públicas. Ademais, alfabetizar adequadamente essas crianças garante que elas tenham as mesmas oportunidades de sucesso escolar que seus pares mais privilegiados.
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