No artigo “O elo perdido da educação” publicado nesta segunda-feira (18/12), no Valor Econômico, o presidente do Instituto Alfa e Beto, alerta sobre os anos finais do Ensino Fundamental.
Aqui, João Batista destaca que é nas séries finais o início do “drama da evasão escolar e da opção pelas drogas, violência e outros descaminhos”. O professor chama os empresários, educadores, autoridades e toda a sociedade brasileira para conversar sobre as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito das séries iniciais, da pré-escola e do ensino médio. Já as séries finais não receberam a atenção merecida, se transformando em uma espécie de elo perdido.
Assim, de 2005 a 2021 houve avanço significativo das notas das séries iniciais. Nas séries finais o avanço foi modesto e irregular na rede pública. E pífio na rede privada. Ou seja, as notas dos filhos de nossas “elites” no Pisa permanecem praticamente estáveis desde 2005, próximas da média de um cidadão “não elite” dos países da OCDE.
É preciso reconectar o elo perdido da educação. Não resta dúvida de que alfabetizar os alunos ao final do primeiro ano continua sendo o maior desafio da educação nacional mas nada impede ou justifica o descaso com as séries finais do ensino fundamental.
Leia o artigo completo no link
Samara Vieira