Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Xavier, em Francinópolis, no Piauí, têm estudado, neste mês, de novembro, a disciplina Língua Portuguesa explorando o tema amor por meio de amizades. Por intermédio do professor Luigi Conrado, e sob metodologia direcionada pela Unidade IV do livro didático da Coleção Ômega, do Instituto Alfa e Beto, os estudantes desenvolveram trabalhos apresentando cartazes, ilustrações e músicas que abordam essa temática.
Segundo o professor, foi importante refletir sobre o significado da amizade em suas vidas e como ela se expressa na música. Cada grupo selecionou uma canção que representa esse sentimento, destacando trechos que traduzem o valor do companheirismo e do apoio mútuo. Foi uma oportunidade para desenvolver a criatividade e fortalecer os laços entre os colegas, além de promover uma reflexão sobre o poder do amor-amizade na construção de relações saudáveis. A Coleção Ômega, desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto para alunos do 6º ao 9º ano, tem transformado a dinâmica de sala de aula, promovendo maior protagonismo estudantil. Professores e coordenadores de diversas redes municipais destacam como a metodologia de estudo favorece o diálogo entre alunos e docentes, facilitando a expressão dos estudantes.
Ruty Dayana, coordenadora pedagógica em Francinópolis, Piauí, observa que os livros têm contribuído significativamente para a aprendizagem, incentivando os alunos a participarem mais ativamente.
A Coleção Ômega também possui plataforma online que oferece conteúdos extras para alunos, professores e pais, além das culminâncias ao final de cada unidade, que ajudam a integrar os conhecimentos adquiridos. Estratégias pedagógicas baseadas em evidências científicas, como gincanas, desafios, criações teatrais e avaliações diversificadas, proporcionam assim novas perspectivas de ensino e aprendizagem.
Veridiana Neu, coordenadora pedagógica em Ibarama, Rio Grande do Sul, destaca a importância de um método estruturado. Ele ajuda,
desse modo, a otimizar o tempo de aula e manter o foco no ensino. A utilização de vídeos extras e a realização de experiências em Ciências são especialmente bem recebidas pelos alunos. Isso incentiva um aprendizado mais dinâmico e participativo.
Sobral, no Ceará, é outro exemplo de sucesso com a adoção da Coleção Ômega e outros programas do Instituto Alfa e Beto há mais de 20 anos. Francisco Herbert Lima Vasconcelos, secretário municipal de Educação, elogia o material pelo apoio ao protagonismo estudantil e à qualidade educacional. Edna Lima, coordenadora de ensino, ressalta então que os livros incentivam os alunos a refletirem sobre a vida e comportamentos, alinhados aos altos padrões educacionais do município.
Transformação em Pilar (AL)
Em Pilar, Alagoas, a Coleção Ômega faz parte de um projeto de transformação educacional em parceria com o Instituto Alfa e Beto e a Origem Energia. Steófanes Alves Cândido, coordenador na Secretaria de Educação, afirma assim que o material ajuda a preparar os jovens para as mudanças no município. Isso ajuda a aproximar os estudos da realidade cotidiana.
Salmo Avelino, coordenador dos anos finais em Pilar, explica que o protagonismo tem sido intensificado. E tudo graças à interdisciplinaridade e à proximidade das temáticas com o cotidiano dos alunos. Isso permite a discussão de assuntos de interesse e a vivência de uma experiência educacional mais envolvente.
A Coleção Ômega tem, dessa forma, se mostrado eficaz em promover o protagonismo dos alunos e melhorar a qualidade do ensino nas redes municipais. A metodologia estruturada, a plataforma online e as estratégias pedagógicas inovadoras contribuem para uma educação mais participativa e integrada, alinhada às necessidades e realidades dos estudantes.