A recente Nota Técnica 003, publicada pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, lança luz sobre uma questão crítica: a ilusão causada pelo Ideb. No documento, ele examina o caso de Sergipe na Prova Brasil 2021, revelando como o Ideb pode apresentar uma falsa percepção de melhoria na educação.
A Discrepância Entre Ideb e Prova Brasil em Sergipe
João Batista Oliveira explica que o Ideb combina taxas de aprovação com notas em provas. No entanto, a aprovação automática durante dois anos seguidos distorce esses números. Como resultado, o aumento do Ideb não reflete necessariamente uma melhoria nas notas. Oliveira destaca que Sergipe, apesar de ter comemorado um aumento no Ideb, na verdade apresentou uma forte queda nas notas da Prova Brasil.
Para ilustrar essa discrepância, o professor escolheu Sergipe como exemplo. O governo do estado celebrou o aumento das notas do Ideb, mas, na realidade, os resultados da Prova Brasil 2021 mostram uma significativa queda no desempenho dos alunos. Essa queda é ainda mais preocupante considerando o alto índice de ausência dos alunos no exame.
Impacto da Prova Brasil 2021 na Educação em Sergipe
A Prova Brasil de 2021 marcou um ponto crítico na educação brasileira. Os resultados indicam uma queda generalizada e significativa no desempenho dos alunos. Em Sergipe, os dados revelam que os alunos de 2021 sabiam menos do que os alunos da mesma série em 2019. Além disso, os níveis de notas de 2021 regrediram aos níveis de 2015 em Matemática e de 2013 em Língua Portuguesa. Esses números evidenciam um retrocesso preocupante na educação, destacando um atraso escolar alarmante.
A Necessidade de Revisão do Ideb
Diante desses fatos, João Batista Oliveira argumenta que o Ideb pode criar uma ilusão perigosa. É possível melhorar no Ideb enquanto os resultados da Prova Brasil pioram. Ele afirma que a avaliação deve fornecer informações úteis para a tomada de decisões. A avaliação da Prova Brasil de 2021, portanto, serve como um alerta para todos os municípios e estados. Oliveira conclui que é essencial que o Governo Federal e o Inep revisem o Ideb. Essa revisão é necessária para evitar interpretações equivocadas que não contribuem para a melhoria da qualidade da educação.
A nota técnica do professor João Batista Oliveira ressalta a importância de análises criteriosas dos indicadores educacionais. Só assim será possível adotar medidas eficazes para verdadeiramente elevar a qualidade da educação no Brasil.
Clique a seguir e acesse a nota técnica A ilusão causada pelo Ideb: o caso de Sergipe na Prova Brasil 2021.