DEPOIMENTOS

Histórias Inspiradoras de Transformação Educacional com o Instituto Alfa e Beto

Descubra o impacto que uma educação de qualidade pode trazer para TODOS. Venha conhecer nossas iniciativas educacionais e nossos RESULTADOS.

RELATÓRIO DE IMPACTO DO INSTITUTO ALFA E BETO

A PROVA BRASIL É UMA DAS NOSSAS REFERÊNCIAS DE SUCESSO

No RELATÓRIO DE IMPACTO DO IAB encontram-se resultados referentes as intervenções realizadas pelo Instituto.

Os resultados se limitam a ações que podem ser avaliadas por meio dos dados da Prova Brasil, testes externos elaborados pelas redes de ensino ou de experimentos científicos controlados, especialmente a avaliação de intervenções relacionadas com a Primeira Infância, com o uso de software educativo e teste de novos programas.

O compromisso do Instituto Alfa e Beto é estimular o debate em torno das evidências – no sentido de promover a adoção de políticas e práticas com resultados comprovados. Por isso se julga na obrigação de documentar e divulgar os resultados de seu trabalho. Este também é um convite para que instituições congêneres façam o mesmo.

Números que dizem muito sobre nós

Programas implementados com sucesso do Norte ao Sul do Brasil.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

+ 100

ESCOLAS PÚBLICAS UTILIZARAM OS MATERIAIS IAB
EM 2023

+ 100

DE ALUNOS IMPACTADOS PELOS NOSSOS PROGRAMAS (Resultados comprovados pelo êxito de nossos alunos na Prova Brasil)

0 ,5M

CASOS DE SUCESSO: Trizidela do Vale - MA

O município de Trizidela do Vale, no Maranhão, apesar de ter se emancipado há menos de 30 anos, não quer perder tempo com a melhoria educacional de seus cidadãos. A cidade, na última década, até obteve melhora em seus resultados, mas ainda convivia com um grave problema: os estudantes não estavam sendo alfabetizados. Para resolver essa dificuldade, fez uma parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), para que os índices nesse segmento melhorassem.

“Apesar de nos últimos 10 anos o município de Trizidela do Vale ter melhorado os seus resultados, inclusive elevando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), continuávamos a perceber um grave problema: não estávamos conseguindo alfabetizar nossos estudantes na idade certa. Participamos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e nossos resultados com relação à alfabetização não mudavam. Percebemos que precisávamos de algo mais prático”, contou a secretária municipal de Educação de Trizidela do Vale, Maria Sônia Silva Abreu.
Trizidela do Vale - MA

CASOS DE SUCESSO: SOBRAL - CE

Este estudo de caso responde à solicitação do Secretário de Educação de Sobral - CE Francisco Herbert Lima Vasconcelos, buscando esclarecer os elementos que contribuíram para o sucesso educacional no município.

Diferenciando-se de estudos anteriores, esta análise visa maior transparência nos fatores que impulsionaram e mantêm o êxito educacional em Sobral.

Baseando-se em documentação existente, entrevistas com dirigentes da Secretaria e questionários respondidos por pais, professores e diretores das escolas locais, o estudo destaca dois conjuntos de fatores.

O primeiro, aplicável a qualquer município, envolve a adoção de princípios e práticas do ensino estruturado, com integração eficiente entre pedagogia e gestão. O segundo conjunto, específico de Sobral, destaca-se pela qualidade, consistência e continuidade da implementação, aspectos cruciais para o sucesso duradouro.
SOBRAL - CE

CASOS DE SUCESSO: SOBRAL - CE

Há mais de 20 anos, o município de Sobral, Ceará, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, iniciou uma transformação educacional para elevar a qualidade do ensino, com foco em alcançar todas as crianças.

A cidade adotou o Programa Alfa e Beto de Alfabetização em 2003, visando alfabetizar as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental. Com uma população de 208.935 habitantes e uma rede escolar de 65 escolas atendendo mais de 33 mil alunos, Sobral se destacou pela implementação de programas de correção do fluxo escolar, gestão eficaz e ensino estruturado.

O impacto positivo foi evidenciado pelo aumento progressivo nas notas da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, principalmente nos anos iniciais.
SOBRAL - CE

CASOS DE SUCESSO: VIAMÃO - RS

Os gestores municipais de Viamão, Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Raiar, buscaram a colaboração do Instituto Alfa e Beto no início de 2018 para superar desafios educacionais.

Diante dos resultados estagnados em Língua Portuguesa e declínio em Matemática nas Séries Iniciais da Prova Brasil de 2017, a intervenção foi crucial para que o município experimentasse uma mudança radical no aprendizado dos alunos e consequentemente no seu desempenho na Prova Brasil.

Com uma população de aproximadamente 255 mil pessoas, a rede escolar municipal de Viamão, composta por 62 escolas e 25 mil alunos, enfrentava a necessidade de aprimorar a primeira infância e as habilidades fundamentais para a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental.

Em apenas dois anos, Viamão testemunhou uma transformação significativa na gestão e operação educacional, refletida em um notável crescimento de 12,2% nas notas de Matemática e 8,8% em Língua Portuguesa do 5º ano da Prova Brasil, de 2017 a 2019.
VIAMÃO - RS

CASOS DE SUCESSO: BOM JESUS - PI

Em Bom Jesus, Piauí, o desafio educacional foi enfrentado a partir de 2015, quando apenas 40% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizados.

Com uma população de quase 24 mil habitantes, a rede escolar municipal, composta por 16 escolas e cerca de 5 mil alunos, buscava metodologias eficazes para reestruturar o aprendizado e a gestão, evitando reprovações ao final do ano.

O Programa Alfa e Beto de Alfabetização foi implementado de 2015 a 2020, utilizando o método fônico e aspectos da Ciência Cognitiva da Leitura. Em paralelo, programas de Língua Portuguesa e Matemática, de 2º ao 5º ano, visaram alinhar propostas pedagógicas, métodos, materiais e apoio ao professor.
BOM JESUS - PI

CASOS DE SUCESSO: CORURIPE - AL

O município de Coruripe, Alagoas, mudou a maneira de enfrentar o desafio de melhorar a qualidade da educação municipal em 2003, ao buscar a colaboração do Instituto Alfa e Beto.

Com 20 escolas e mais de 13 mil alunos, a intervenção começou com o Programa Alfa e Beto de Alfabetização no 1º ano, utilizando métodos fônicos e princípios cognitivos da leitura.

De 2012 a 2015, expandiu-se para os programas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ao 5º ano, enfocando o desenvolvimento da leitura, escrita e habilidades matemáticas.

O treinamento intensivo envolveu professores, diretores e coordenadores, com acompanhamento semanal e análise regular de dados.
CORURIPE - AL

CASOS DE SUCESSO: TERESINA - PI

Teresina, a capital do Piauí, apresentava um cenário extremamente desafiador em 2013, quedas nas notas da Prova Brasil e apenas 48% dos alunos concluindo o 1º ano alfabetizados.

Em parceria com o Instituto Alfa e Beto, foram implementados programas de ensino estruturado, focando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com uma população de cerca de 864 mil pessoas, a rede escolar municipal atende 59.174 alunos em 210 escolas.

A intervenção incluiu o “Alfabetiza Teresina” e programas de revisão em Matemática e Língua Portuguesa. O Instituto ofereceu capacitação anual para mais de mil professores e gestores, resultando em um notável crescimento nas notas do Saeb.

Teresina conquistou o melhor desempenho entre as capitais brasileiras em 2019, destacando-se em Matemática e Língua Portuguesa nos 5º e 9º anos.
TERESINA - PI

SUCESSO CONSTANTE

CONFIRA MAIS ALGUNS DESTAQUES DA APLICAÇÃO DE NOSSOS PROGRAMAS

trizidela do vale imagem 01-3
O município de Trizidela do Vale, no Maranhão, apesar de ter se emancipado há menos de 30 anos, não quer perder tempo com a melhoria educacional de seus cidadãos. A cidade, na última década, até obteve melhora em seus resultados, mas ainda convivia com um grave problema: os estudantes não estavam sendo alfabetizados. Para resolver essa dificuldade, fez uma parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), para que os índices nesse segmento melhorassem.

“Apesar de nos últimos 10 anos o município de Trizidela do Vale ter melhorado os seus resultados, inclusive elevando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), continuávamos a perceber um grave problema: não estávamos conseguindo alfabetizar nossos estudantes na idade certa. Participamos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e nossos resultados com relação à alfabetização não mudavam. Percebemos que precisávamos de algo mais prático”, contou a secretária municipal de Educação de Trizidela do Vale, Maria Sônia Silva Abreu.
Instituto Alfa e Beto - Caso de sucesso - Quais são os elementos chave para o sucesso educacional no município
Este estudo de caso responde à solicitação do Secretário de Educação de Sobral - CE Francisco Herbert Lima Vasconcelos, buscando esclarecer os elementos que contribuíram para o sucesso educacional no município.

Diferenciando-se de estudos anteriores, esta análise visa maior transparência nos fatores que impulsionaram e mantêm o êxito educacional em Sobral.

Baseando-se em documentação existente, entrevistas com dirigentes da Secretaria e questionários respondidos por pais, professores e diretores das escolas locais, o estudo destaca dois conjuntos de fatores.

O primeiro, aplicável a qualquer município, envolve a adoção de princípios e práticas do ensino estruturado, com integração eficiente entre pedagogia e gestão. O segundo conjunto, específico de Sobral, destaca-se pela qualidade, consistência e continuidade da implementação, aspectos cruciais para o sucesso duradouro.
carregando...

SUCESSO CONSTANTE

Depoimentos que dizem mais sobre nosso trabalho

Maria Sônia S. Abreu

Secretária Municipal de Educação, Trizidela do Vale - Maranhão

Estamos
no caminho certo agora.

Em Trizidela do Vale, Maranhão, a parceria com o Instituto Alfa e Beto foi um divisor de águas na educação. Maria Sônia Silva Abreu, a secretária municipal de Educação, relata com entusiasmo os avanços significativos: “Apesar dos desafios iniciais e de um período de enchente que nos atrasou, já conseguimos vislumbrar mudanças significativas no aprendizado de nossos estudantes com a metodologia do Instituto.”

Ela destaca que, mesmo com pouco tempo de implementação, houve um salto notável na alfabetização, com 24% dos estudantes já sendo leitores fluentes. “Estamos no caminho certo agora”, afirma Maria Sônia, ressaltando a importância de um ensino replicável em toda a rede e a satisfação dos pais com o progresso dos filhos.

IAB Casos de sucesso - Messias Souza - Coord. da Secretaria de Educação, Patos de Minas - Minas Gerais

Messias Souza

Coord. da Secretaria de Educação, Patos de Minas - Minas Gerais

Sobretudo em um momento de epidemia, o programa assumiu uma grande importância para nós, com uma linguagem e materiais muito apropriados às características socioeconômicas de nossos estudantes.

Em Patos de Minas, o programa Alfa e Beto na TV mostrou-se uma ferramenta educacional essencial, especialmente durante a pandemia. Messias Souza, Coordenador da Secretaria de Educação de Patos de Minas, destacou os pontos positivos do programa, enfatizando a qualidade dos programas e dos materiais didáticos. “Sobretudo em um momento de epidemia, o programa assumiu uma grande importância para nós, com uma linguagem e materiais muito apropriados às características socioeconômicas de nossos estudantes”, afirmou Messias.

Seu depoimento reflete o impacto positivo do Alfa e Beto na TV na educação dos alunos de Patos de Minas, contribuindo significativamente para o avanço do processo de alfabetização e aritmética.

Marcos Elvas

Ex-prefeito de Bom Jesus - Piauí

O que me chama atenção no Instituto Alfa e Beto é que ele se baseia em dados, ele ajuda o professor a dar uma aula melhor, ensinando a trabalhar com dados de aprendizagem de cada um dos alunos.

O Ex-prefeito de Bom Jesus do Piauí destacou que o Instituto Alfa e Beto foi essencial para colocar o município no topo do IDEB do estado. Ele ressaltou que o Instituto se baseia em dados, auxiliando professores a melhorar suas aulas ao trabalhar com dados de aprendizagem dos alunos.

Ele ainda destaca que: “Municípios que optaram por investir na Educação Básica deixam suas marcas na vida de milhares de crianças e famílias e podem comprovar esses resultados na Prova Brasil.”

COMO APOIAR

Transforme a Educação do Seu Município com o Instituto Alfa e Beto

Convidamos Prefeitos, Secretários de Educação, Gestores Escolares, Entidades Empresariais para mudar a realidade dos municípios e escolas brasileiras.

Contamos com vocês para impulsionar a evolução educacional nos municípios e redes escolares. Seremos parceiros da Educação. Oferecemos assessoria, consultoria e planejamento educacional personalizado, baseados em evidências científicas e práticas comprovadamente eficazes.

Junte-se a nós nesta jornada para elevar o padrão de ensino e criar um futuro brilhante para as crianças e jovens do país.

Instituto Alfa e Beto - como apoiar - imagem
Instituto Alfa e Beto - como apoiar - icone
Instituto Alfa e Beto - como apoiar - icone

Preencha o formulário

Dê o primeiro passo rumo a uma transformação
educacional significativa. Estamos prontos para colaborar
e fazer a diferença juntos!

Nossas publicações

FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE NO INSTITUTO

Instituto Alfa e Beto Participa de Debate na Câmara Federal sobre o Futuro da Educação Brasileira
Marcio da Costa, especialista do Instituto Alfa e Beto, participou de um debate na Câmara Federal sobre os sistemas de avaliação do MEC e a criação do Sistema Nacional de Educação (SNE). O debate, proposto pela deputada Adriana Ventura, discutiu a importância de acesso a dados para melhorar as políticas educacionais e os desafios da unificação dos sistemas de avaliação propostos pelo SNE. Especialistas manifestaram preocupações sobre a centralização das ações e a necessidade de preservar a autonomia dos entes federativos. O encontro destacou a relevância da avaliação educacional para a qualidade do ensino e o papel do SNE em potencializar esse processo.
imagem-ribeiro-goncalves-turma
A parceria firmada em maio de 2023 entre a rede municipal de Ribeiro Gonçalves e o Instituto Alfa e Beto gerou resultados notáveis ​​em um ano, reduzindo de 20% para menos de 4% o número de alunos do 3º ao 5º ano incapacidades de responder questões em um teste de Língua Portuguesa. As melhorias derivam da adição de métodos como alfabetização fônica e ensino estruturado. A iniciativa também incluiu um Programa de Redação que melhorou significativamente as habilidades de escrita dos estudantes. Este progresso foi reconhecido com prêmios no II Seminário Regional de Boas Práticas Educacionais, destacando a eficácia das estratégias inovadoras.
Bom Jesus se destaca na Olimpíada de Português
Bom Jesus (PI) se destaca nacionalmente na Olimpíada de Português, fruto de um trabalho sólido e de uma parceria com o Instituto Alfa e Beto. Com 98% das crianças alfabetizadas no nível avançado e ocupando o 21º lugar no IDEB, o município consolida sua excelência na educação pública. A união de professores, gestores e alunos garantiu medalhas e menções honrosas, reforçando o compromisso com a aprendizagem de todos e inspirando outras cidades a replicarem essa experiência.
Ensino com método fônico
O Instituto Alfa e Beto utiliza o método fônico, reconhecido por Harvard, para garantir que os alunos se alfabetizem já no 1º ano do Ensino Fundamental. Esse método ensina a decodificação de sons e letras, promovendo a compreensão crítica dos textos. Com uma abordagem estruturada, o Instituto forma leitores preparados para interpretar e construir significado, ajudando a transformar a alfabetização no Brasil.

Fale conosco

logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp