Na Escola Municipal Professor Arthur Ramos, em Pilar (AL), a professora Ana Lúcia Ferreira da Silva tem demonstrado a eficácia do método fônico na alfabetização de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Desde que começou a utilizar essa abordagem, o desenvolvimento dos alunos se tornou mais rápido e eficaz, especialmente na relação entre grafemas e fonemas.
Resultados Visíveis com o Método Fônico
Desenvolvimento Acelerado da Consciência Fonológica
A professora Ana Lúcia destaca que o método fônico permite um aprimoramento mais rápido da consciência fonológica das crianças. Mesmo os alunos que chegaram ao 1º ano sem as habilidades básicas necessárias conseguiram assim progredir significativamente em poucos meses.
Integração Criativa de Metodologias
Para maximizar o potencial do método, a equipe docente da escola municipal se aprofundou nos estudos sobre a metodologia e, com criatividade, desenvolveu assim aulas que utilizam protocolos de alfabetização e atividades lúdicas. O uso do “Manual de Consciência Fonêmica” e do livro “Aprender a ler” permitiu um planejamento mais eficiente e divertido.
Ferramentas Diversificadas no Ensino
Ana Lúcia adapta jogos e utiliza materiais variados, como palavras impressas em chaves, caixas com fonemas, canos de PVC, o alfabeto móvel e músicas. Estas atividades são, desse modo, projetadas para reforçar os conceitos fonéticos de maneira divertida e engajante.
Impacto Positivo no Diagnóstico Educacional
Antes da implementação do método fônico, muitos alunos estavam no nível pré-silábico 1, uma fase inicial da alfabetização. Após a introdução da metodologia e do programa do Instituto Alfa e Beto, houve uma melhora expressiva no desempenho dos alunos, refletida assim no diagnóstico da rede municipal.
Expansão do Programa e Resultados
Iniciado no segundo semestre do ano passado, o programa de alfabetização baseado no método fônico foi ampliado em 2024 para abranger desde a pré-escola até o 9º ano. Esse avanço é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Pilar, a Origem Energia e o Instituto Alfa e Beto.
O sucesso da experiência em Pilar ressalta assim a importância de métodos de ensino baseados em evidências científicas e adaptados à realidade de cada comunidade escolar, mostrando como práticas bem planejadas e executadas podem transformar a educação de base no Brasil.