Livros auxiliam o desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva
Em primeiro lugar , é importante destacar que no Brasil cerca de 9,7 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência auditiva, de acordo com o Censo Demográfico de 2010 do IBGE . Desse total, 31.000 indivíduos selecionados de implante coclear , sendo aproximadamente 13.950 crianças e jovens de até 18 anos . O implante coclear é essencial para aqueles que enfrentam problemas profundos, pois amplificadores sonoros convencionais não têm efeito. Ao contrário dos aparelhos auditivos tradicionais, o implante coclear transforma ondas sonoras em impulsos elétricos, estimulando diretamente o nervo auditivo.
Contudo , a alfabetização de crianças com deficiência auditiva pode se tornar um desafio se não houver acompanhamento adequado. Sobretudo , com um tratamento especializado de fonoaudiólogos , educadores capacitados e a participação ativa dos pais, essas crianças podem ter um grande desenvolvimento tanto cognitivo quanto socioemocional.
O Papel Crucial dos Livros no Processo de Alfabetização
Primordialmente , ao iniciar o processo de alfabetização, uma criança precisa entender como fonemas (filhos) se relacionam com grafemas (letras). Sem a capacidade de escutar , as crianças enfrentam dificuldades para construir essa relação, o que impacta diretamente na leitura e na escrita. Nesse contexto , os livros se tornam uma ferramenta poderosa, funcionando como recursos de comunicação com o mundo ao redor e estimulando a memória, essencial para o aprendizado.
Além disso , Letícia Guedes Cintra , fonoaudióloga, enfatiza a importância de envolver os pais nas atividades cotidianas, como brincadeiras, conversas, leitura de histórias e músicas . Estas tarefas simples são fundamentais para a construção de conhecimento e o estímulo cognitivo. Ao se aproximar da criança com esses recursos, os pais são como mediadores, ajudando-a a compreender o mundo, o que é essencial para o seu desenvolvimento linguístico e social.
Livros como Aliados na Comunicação: O Caso de Alice
Ainda assim , o uso de livros pode ser fundamental para crianças com deficiência auditiva. Alice , por exemplo, filha de Ana Cristina Custódio , de Ubá (MG) , passou um ano e sete meses sem escutar, até realizar o implante coclear. Ana Cristina compartilha como, desde o nascimento de Alice, a leitura foi uma parte essencial da rotina familiar: “Sempre lemos para ela. Uma das coleções preferidas é a Pequenos Leitores , de Alfa e Beto Soluções ”. Esses livros , que trazem imagens do cotidiano e narrativas visuais, são mostrados ferramentas eficazes para Alice se comunicar com os pais. Inicialmente , eles foram usados para transmitir mensagens simples, mas, com o tempo, Alice também passou a utilizá-los para expressar suas próprias necessidades e desejos.
De acordo com Letícia , “os livros ajudam a ampliar as bases do conhecimento, funcionando como um recurso de comunicação essencial no processo de alfabetização de crianças com deficiência auditiva”. No caso de Alice , o livro “Meu dia é assim” ajudou-a a compreender o mundo ao seu redor, incentivando-a a se comunicar com os pais sobre atividades cotidianas, como escovar os dentes e brincar.
Superando Desafios: O Caso de Isabela
Além disso , em Maceió (AL) , a história de Isabela , de 7 anos, exemplifica como a leitura também foi crucial para seu desenvolvimento. Isabela ficou completamente surda por um ano e meio antes de passar pelo implante coclear . Durante esse período, ela se comunicou com sua mãe através de livros e códigos , superando desafios significativos. Elenice Santos , mãe de Isabela, descreveu a luta pela comunicação e como a leitura ajudou sua filha a adquirir vocabulário e a compreender o mundo ao seu redor.
Importante notar , antes de realizar o implante coclear, alguns médicos sugeriram que Isabela só poderia se comunicar por meio da Libras (língua brasileira de sinais) . Contudo, após a cirurgia, sua audição parcial foi restaurada, e, com o auxílio da Coleção Pequenos Leitores , ela começou a recuperar a capacidade de se comunicar com os outros e a expandir seu vocabulário.
A Intervenção Precoce: Chave para o Sucesso
Em resumo , uma intervenção precoce e o diagnóstico adequado de deficiência auditiva são essenciais para garantir que as crianças possam compreender e dominar a língua oral o mais rápido possível. Letícia Guedes Cintra destaca que, mesmo nos casos em que uma criança não possa se beneficiar do implante coclear ou de aparelhos de amplificação sonora, é possível alcançar grandes resultados. A Libras pode ser utilizada como primeira língua, e a criança pode se tornar uma excelente leitora e escritora, embora o processo seja mais demorado.
Ainda assim , a fonoaudiologia, a psicopedagogia e o apoio familiar são fundamentais para o sucesso no processo de alfabetização. Elenice Santos , mãe de Isabela, reforça que a combinação de tratamento médico , leitura diária e apoio familiar foi essencial para que sua filha superasse desafios e alcançasse grandes progressos acadêmicos, incluindo o destaque no concurso de soletração de sua escola.
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Em conclusão , os livros desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva. Proporcionando ferramentas de comunicação essenciais e promovendo avanços avançados no processo de alfabetização. Portanto , é fundamental que os pais e educadores se envolvam nesse processo. Assim, utilizando a leitura como recurso pedagógico para estimular a linguagem, a memória e a capacidade cognitiva das crianças.
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* Leticia Guedes Cintra – CREFONO 6 961
**Imagem: Acervo Pessoal / Ana Cristina Custódio