A leitura compartilhada entre pais e filhos pode desempenhar um papel crucial na prevenção de disparidades educacionais, especialmente durante a pandemia. Este artigo analisa um estudo recente que destaca a importância dessa prática para o desenvolvimento infantil.
Estudo de Leitura Compartilhada em Arcoverde
O estudo, realizado na cidade de Arcoverde (PE), envolveu gestantes e famílias com crianças de até dois anos de idade. Os autores, Alan Mendelsohn e Luciane Piccolo da Universidade de Nova Iorque, João Batista Oliveira do Instituto Alfa e Beto, e Guilherme Hirata da consultoria IDados, investigaram os impactos da leitura compartilhada.
Ainda, a pesquisa utilizou um modelo de estudo randomizado (RCT) antes e durante a pandemia, com a participação de 400 famílias, divididas em grupo de intervenção e grupo controle. O grupo de intervenção recebeu livros semanalmente e participou de workshops mensais com psicólogos, que discutiram estratégias para a leitura interativa em casa.
Resultados do Estudo
Os resultados mostraram que cerca de 90% das famílias do grupo intervenção tiveram um ambiente cognitivo-linguístico de melhor qualidade. Ou seja, as crianças desse grupo apresentaram ganhos significativos em habilidades cognitivas, linguísticas e socioemocionais, essenciais para o desenvolvimento da linguagem e preparação escolar.
As interações entre pais e filhos, mediadas pela leitura, brincadeiras e atividades cotidianas, fortaleceram as habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Esses resultados destacam a leitura compartilhada como uma ferramenta eficaz para melhorar o ambiente familiar e promover o desenvolvimento infantil.
Discussões e Implicações
O estudo foi apresentado na XI Reunião Anual do IBNeC e no I Fórum Nacional de Ligas Acadêmicas em Neurociências. Logo, nessas ocasiões, os pesquisadores discutiram como a leitura de qualidade pode minimizar déficits educacionais, especialmente no contexto da pandemia.
O trabalho foi submetido para publicação em uma revista americana de renome na área de Pediatria e deve ser publicado ainda este ano. Portanto, este passo reforça a importância e a credibilidade dos achados do estudo.
Concluindo, o estudo em Arcoverde evidencia que a leitura compartilhada entre pais e filhos é uma prática poderosa para prevenir disparidades educacionais. Assim, especialmente durante a pandemia, essa intervenção se mostra essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Ainda, a pesquisa destaca a necessidade de políticas e programas que incentivem a leitura em casa, fortalecendo assim o ambiente cognitivo e emocional das famílias.
Enfim, para mais informações, confira o artigo publicado no Pediatrics Academy Society Meeting 2022: “Can a reading aloud intervention buffer impacts of the pandemic on parent-child reading? An experimental study in Brazil” por Piccolo, Luciane R.; Canfield Caitlin F.; Roby, Eric; Oliveira, João B.A; Neto, Walfrido D. Neto; Hirata, Guilherme; Mendelsohn, Alan.
Por fim, se você se interessou por esse tema, explore mais sobre os benefícios da leitura compartilhada e descubra como implementar essa prática em sua rotina familiar. Leitura compartilhada é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento infantil e a construção de laços familiares fortes.