Estamos dando início hoje a uma série de três vídeos nos quais o professor João Batista Oliveira fala sobre “fluência de leitura”. Trata-se de um tema que, como o presidente do Instituto Alfa e Beto explica logo no início, não é novo – o próprio Instituto Alfa e Beto já trabalha com ele há mais de 15 anos. “O que é novo é que, depois de muito tempo, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular começou a introduzir a questão da fluência de leitura no currículo, e agora o Ministério da Educação começa a tratar do assunto de maneira mais objetiva. Finalmente, estamos aderindo a uma prática fundamental para o desenvolvimento da leitura das nossas crianças, diz o professor João Batista Oliveira.
Nos três vídeos (o primeiro hoje, 10 de fevereiro; o segundo na quarta, 12; e o terceiro na sexta, 14), serão abordados os seguintes tópicos: o que é fluência de leitura e por que ela é tão importante? A fluência de leitura pode – e deve – ser ensinada? Em que séries escolares? Como desenvolver a fluência de leitura? Existem evidências sobre os métodos de desenvolvê-la? Como se faz a avaliação da a fluência de leitura? Existem indicadores? Existem testes para isso? O que os pais podem fazer para melhorar a fluência de leitura de seus filhos? No vídeo de hoje, o especialista se dedica ao conceito de fluência de leitura, faz um breve histórico do tema no Brasil e em outros países, e também ensina como são feitas as avaliações desta habilidade.
Você pode assisti-lo aqui.