Instituto Alfa e Beto cria um novo software de tabuada
Uma nova abordagem para o ensino da tabuada
Antes de tudo, o Instituto Alfa e Beto desenvolveu um software inovador para o ensino da tabuada, tornando a aprendizagem matemática mais acessível e envolvente para os alunos do Ensino Fundamental. O programa, instalado em tablets, utiliza recursos lúdicos para facilitar a memorização dos cálculos e tornar o processo menos mecânico e desgastante.
A memorização dos fatos fundamentais libera o cérebro para focar na resolução de problemas mais complexos. Conforme destaca João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, o domínio da tabuada continua sendo uma habilidade essencial para o dia a dia. Além disso, conhecer a ordem de grandeza dos números permite realizar estimativas com maior precisão.
Testes em escolas e resultados impressionantes
Desde já, o Instituto Alfa e Beto realizou um experimento rigoroso para avaliar a eficácia do software. O teste ocorreu em três municípios: Caculé (BA), Arcoverde (PE) e Bom Jesus (PI). Em cada localidade, duas escolas receberam os tablets com o software, abrangendo alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Paralelamente, um grupo de controle foi estabelecido com estudantes que não utilizaram a ferramenta, permitindo uma comparação precisa dos resultados.
Os alunos passaram por testes de adição, subtração, multiplicação e divisão antes do início do experimento. No caso dos estudantes do 1º ano, apenas as operações de adição e subtração foram avaliadas.
Evolução no desempenho dos alunos
Depois que os alunos utilizaram o software por quase três meses, eles realizaram novamente o mesmo teste de matemática. Os resultados comprovaram a eficácia da ferramenta:
- Antes do uso do software: O grupo que utilizou o tablet teve média de acerto de 34,4%, enquanto o grupo de controle atingiu 32,7%.
- Após o uso do software: O grupo que utilizou a ferramenta elevou sua média para 52,9%, enquanto o grupo de controle chegou a 40,2%.
Ou seja, a melhora na taxa de acerto foi 11 pontos percentuais maior no grupo que utilizou o software, evidenciando o impacto positivo da tecnologia no ensino da matemática.
Considerações finais
Por fim, os resultados iniciais indicam avanços significativos no aprendizado dos alunos. João Batista Araujo e Oliveira ressalta que novas análises estatísticas aprofundarão a compreensão sobre os efeitos do software. Contudo, os dados já demonstram o potencial transformador dessa ferramenta no ensino da matemática.
Quer saber mais sobre essa inovação? Acompanhe as novidades do Instituto Alfa e Beto e descubra como a tecnologia pode impulsionar a aprendizagem!
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