Indicado para crianças a partir dos 5 anos, o jogo digital “Ilhas do Alfabeto” é completo para quem trabalha com alfabetização. Utilizado por diversos municípios, contribui com o professor na hora de trabalhar com conhecimento das letras, consciência fonêmica, princípio alfabético, decodificação e fluência de leitura.
Na cidade Água Branca (PI), por exemplo, a diretora Devaney Pessoa, da Escola Municipal Anatalia Carneiro, observou que o ensino com os tablets é fundamental na formação da criança pois fortalece e aguça as habilidades dos alunos, contribuindo em todo o processo de alfabetização. O município já utilizou o jogo com 240 estudantes e, em 2017, chegou a ter 93% dos alunos alfabetizados com o auxílio dessa ferramenta.
O “Ilhas do Alfabeto” dispõe de mecanismos de reconhecimento de voz que permite à criança desenvolver progressivamente a velocidade na leitura. A criança aprende brincando! Quer ver como é o decorrer do jogo?
A primeira etapa é a “Ilha das Letras”, onde o aluno é apresentado às letras e desenvolve habilidades de conhecimento e discriminação do nome e da forma das letras.
Em seguida, vem a “Ilha dos Sons” cujo objetivo é ensinar habilidades de consciência fonológica.
Já na “Ilha das Palavras”, o foco é fazer com que o aluno identifique, complete e forme palavras e frases simples.
E por fim, a “Ilha dos Textos” apresenta pequenos textos formados por palavras que o aluno consegue decodificar.
Sendo assim, o jogo tem como objetivo aumentar o número de palavras que a criança sabe identificar.
Além dos alunos, o vencedor também é o professor que utiliza o “Ilhas do Alfabeto” como ferramenta criativa para fortalecer os processos de ensinar a ler e escrever, atraindo a atenção do aluno.
Conheça os demais serviços que a Alfa e Beto Soluções pode sugerir para a sua escola aqui.