Secretaria Municipal de Educação de Sobral e Instituto Alfa e Beto promovem palestra sobre as cinco habilidades essenciais para a compreensão textual
Antes de mais nada, promover o desenvolvimento da compreensão textual é essencial para aprimorar o ensino no Brasil. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Sobral (SME) , em parceria com o Instituto Alfa e Beto , realizou no dia 23 de janeiro a palestra “As Cinco Habilidades Essenciais para a Compreensão Textual”. O evento aconteceu no Centro de Educação a Distância de Sobral (CED) e contou com cerca de 300 participantes, incluindo professores do Ensino Fundamental I, coordenadores pedagógicos e estudantes universitários.
O que são as habilidades essenciais para a compreensão textual?
A palestrante, Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes , doutora em Letras pela UERJ, destacou que compreender um texto vai muito além da leitura literal. Primeiramente, ela apresentou cinco habilidades indispensáveis para o desenvolvimento da compreensão:
- Entender e ativar o sentido das palavras : compreender termos no contexto literal, figurado e técnico.
- Compreender sentenças : interpretar as relações entre palavras e frases dentro de um contexto.
- Fazer inferências : preencher lacunas no texto a partir de conhecimentos prévios.
- Compreender a estrutura do texto : identificar a especificidade, gênero e ideias principais.
- Monitorar a compreensão (metacognição) : considerar dificuldades e adotar estratégias para superá-las.
Essas habilidades, explicou Dayhane, são cruciais para que os alunos interpretem textos de forma eficaz e ampliem suas capacidades cognitivas.
Estratégias práticas e exemplos sonoros
Durante a apresentação, Dayhane utilizou exemplos de histórias em quadrinhos, charge e anúncios publicitários para explicar como aplicar essas habilidades. Para ilustrar a importância da inferência, ela apresentou uma tirinha da Turma da Mônica sem texto escrito, mostrando como os leitores podem interpretar informações implícitas com base em seus conhecimentos prévios.
Além disso, o palestrante abordou o papel do vocabulário e da sintaxe, explicando que a familiaridade com o conteúdo e os termos específicos de um tema facilitam a compreensão textual. Segundo Dayhane, “quanto mais sabemos sobre um assunto, mais fácil será interpretar textos relacionados a ele”.
A importância do repertório de leitura
Ainda mais relevante, Dayhane destacou que um repertório de leitura diversificado é fundamental para o desenvolvimento da compreensão. Nesse sentido, ela reforça que os alunos devem ser incentivados à leitura de textos de diferentes áreas e graus de complexidade, incluindo leituras de séries mais avançadas feitas pelos professores. Essa prática expande o vocabulário e a capacidade de compreensão, permitindo que os alunos se concentrem nos significados em vez de apenas na decodificação.
Conclusão: ampliar horizontes para transformar o aprendizado
Finalmente, a palestra destaca que a compreensão textual é uma habilidade essencial para a formação de leitores críticos e proficientes. Ao investir na ampliação do repertório de leitura e no ensino estruturado das cinco habilidades podem ser essenciais, escolas e educadores transformam o aprendizado dos alunos, fornecendo-os para lidar com textos em qualquer área de conhecimento.
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