Com a Avaliação Diagnóstica do Instituto Alfa e Beto, as redes de ensino recebem relatórios no nível do aluno, turma, escola e município, e orientações práticas com base no diagnóstico. É feito por meio de um teste interativo, envolvendo questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Se o aluno erra ele faz uma questão da mesma habilidade para o nível da série anterior (e para mais uma série subsequente). Por exemplo, se começa no 9º ano, responderá questões da mesma habilidade para níveis do 8º e do 7º ano, caso erre as questões do 9º ano.
A aplicação dos testes é coordenada por supervisores do Instituto Alfa e Beto e equipes da Secretaria Municipal de Educação local. Cada aluno terá um tablet ou teste em papel. A duração é de 60 minutos por disciplina, podendo ser ampliada ou reduzida, caso o município deseje um diagnóstico específico e/ou mais aprofundado.
Os relatórios permitem a tomada de decisões no caso de:
– Alunos muito distantes da média da turma, o que levaria a intervenções individuais do tipo tutoria em pequenos grupos;
– Calibrar a retomada do ensino a partir de um determinado nível;
– Reenturmação de alunos; e
– Definir estratégias de intervenção.
O Instituto Alfa e Beto também possui soluções alinhadas com os diferentes tipos de problemas enfrentados pelas redes, tanto para séries iniciais quanto para séries finais.
Quer saber mais sobre a Avaliação Diagnóstica? Siga a @alfaebetosolucoes e entre em contato com vendas@www.alfaebeto.org.br.