Em artigo publicado na Folha de S. Paulo no último domingo, dia 4 de agosto, o presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira, comenta acerca do Fundeb e dos desafios para o financiamento da educação no Brasil.
Segundo João Batista, a ideia de recursos vinculados para a área da educação é vista como inadequada por muitos estudiosos de finanças públicas. Além disso, o país encontra-se diante de uma significativa redução da demanda por vagas nas escolas, devido às mudanças demográficas.
Dessa forma, o professor também alerta para a questão previdenciária: “A quase totalidade dos estados e municípios mais populosos apresenta déficits previdenciários gigantescos, sendo que uma parcela significativa desse déficit está associada à aposentadoria e pensões de professores”, explica.
Por fim, João Batista defende que o debate sobre o financiamento da educação precisa ser aprofundado e é importante que “a sociedade reflita sobre a origem das desigualdades e as forças que lutam para preservá-las”.