O Instituto Alfa e Beto lançou o e-book “Fluência de Leitura”, disponível para download gratuito aqui. O professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto, produziu o material para esclarecer os principais conceitos e definições sobre o assunto para pais e professores.
O e-book, baseado em uma extensa revisão de literatura científica, demonstra a importância do desenvolvimento da fluência de leitura para os alunos e explica como medir e desenvolver essa habilidade de maneira eficiente.
O que é fluência de leitura?
Nos primeiros capítulos, o presidente do Instituto Alfa e Beto define fluência de leitura e explica por que é importante que os alunos desenvolvam essa habilidade logo após serem alfabetizados.
“Fluência de leitura é a habilidade de ler com precisão, fluidez e expressividade. Ela permite uma leitura ágil, capaz de fornecer ao cérebro informações em quantidade e qualidade suficientes para que ele compreenda o que está sendo lido. Com o avanço da fluência, o foco se desloca da leitura da palavra para o sentido da palavra e, depois, para o sentido do texto”, afirma.
Qual a relação entre fluência de leitura e compreensão?
No capítulo sobre a relação entre fluência de leitura e compreensão, o professor João Batista Oliveira explica que, sem a velocidade proporcionada pela fluidez na leitura, o cérebro não recebe informações suficientes para criar sentido diante do conjunto de palavras e frases. Isso torna difícil, ou até impossível, estabelecer o sentido do que se lê.
“O aluno precisa desenvolver uma velocidade crescente de leitura para que sua compreensão ocorra dentro do tempo esperado para aprender. Se o aluno sempre depende de que o professor explique mais devagar, ele não se torna um aprendiz autônomo”, explica.
Como avaliar a fluência de leitura?
O e-book explica que, para avaliar o nível de fluência de leitura, é preciso verificar três indicadores: velocidade, erro e prosódia. Ou seja, a quantidade de palavras lidas, os erros (como pular palavras) e a prosódia, que se refere à qualidade da leitura, incluindo entonação e outras variáveis.
A obra também orienta como pais e professores podem avaliar a fluência periodicamente e descreve os principais instrumentos disponíveis para essa avaliação, como os softwares “Craque da Fluência” e “Flui”, desenvolvidos pela Alfa e Beto Soluções.
Como desenvolver fluência depois que o aluno foi alfabetizado?
Outro importante tópico abordado no e-book é como desenvolver essa habilidade na idade correta, ou seja, logo após a alfabetização. Segundo o professor João Batista Oliveira, o aluno alfabetizado deve ser capaz de ler entre 60 e 80 palavras por minuto ao final do ano.
Para isso, duas “regras de ouro” podem auxiliar os alunos nesse processo:
- Ler muito: O aluno que lê muito promove um círculo virtuoso. Quem lê muito, torna-se mais fluente. A leitura se torna menos penosa, mais prazerosa, e isso estimula o aluno a ler mais.
- Ler várias vezes o mesmo texto: A leitura é fluente quando o leitor não precisa parar para identificar a palavra ou seu sentido. Portanto, ao reler textos com palavras já conhecidas ou ao ler textos cujas palavras são familiares, esse processo ajuda a desenvolver a fluência.
Dentro do e-book, encontram-se links de diversos produtos desenvolvidos pelo Instituto Alfa e Beto. Ou seja, eles que podem ajudar o aluno a desenvolver habilidades relevantes para identificar mais rapidamente as palavras.