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Estímulos que afetam o QI: habilidades socioemocionais
Antes de mais nada, as habilidades socioemocionais desempenham um papel crucial em nossa vida, afetando diretamente como lidamos com nossas emoções, com os outros e com o mundo ao nosso redor. Elas influenciam o uso da nossa inteligência, mas vão além disso, moldando profundamente nossa forma de ser e nosso comportamento em diferentes situações da vida.
O Crescimento das Habilidades Socioemocionais
Primeiramente, a lista de habilidades socioemocionais não para de crescer. Hoje, ao discutir as “habilidades para o século XXI”, nos deparamos com virtudes e características pessoais que nossos antepassados já valorizavam, como colaboração e habilidade para trabalhar em grupos. Essas habilidades não-cognitivas estão relacionadas ao caráter, temperamento e personalidade, e podem ser agrupadas em categorias específicas, conforme proposto pela OCDE:
- Habilidades relacionadas ao atingimento de objetivos:
- Perseverança
- Autocontrole
- Paixão pelos objetivos
- Habilidades de trabalho em grupo:
- Sociabilidade
- Respeito
- Atenção
- Habilidades para lidar com emoções:
- Autoestima
- Otimismo
- Confiança
A Importância das Habilidades Socioemocionais
Acima de tudo, é fácil perceber como essas habilidades são fundamentais para a vida, tanto no presente quanto no futuro. Em diversas situações cotidianas, essas habilidades são muito mais importantes e úteis do que um alto QI. De nada adianta ser extremamente inteligente se a pessoa for preguiçosa, falta de paixão pelo que faz, ou não souber respeitar os outros. Da mesma forma, dificilmente alguém sem autoconfiança ou autodisciplina alcançará o sucesso a longo prazo.
Habilidades Socioemocionais: Flexibilidade e Desenvolvimento
Além disso, há boas notícias: essas habilidades não têm relação direta com o QI, embora em alguns casos extremos, a falta de controle emocional possa afetar a capacidade de coordenar ações. Mais importante ainda, essas habilidades são mais suscetíveis a mudanças e podem ser desenvolvidas ao longo da vida. Por exemplo, embora o temperamento seja formado nos primeiros anos, é possível modificá-lo ao longo da vida, corrigindo comportamentos indesejados.
O Desafio Durante a Adolescência e o Papel do Suporte Social
Ainda mais, essas habilidades são particularmente vulneráveis na pré-adolescência e adolescência, quando o risco de desajustes emocionais aumenta. Contudo, os adultos, com o suporte de boas amizades, família e instituições sociais, podem ajudar os jovens a desenvolver habilidades de autocontrole e comportamentos mais aceitáveis. Essa rede de apoio é crucial para ajudar os jovens a lidar com os desafios da vida, ao passo que o QI não tem a mesma flexibilidade de desenvolvimento.
O Impacto de Estímulos Socioemocionais na Infância
Por outro lado, a falta de estímulos adequados para o desenvolvimento dessas habilidades durante os primeiros meses de vida pode resultar em problemas graves, tanto cognitivos quanto emocionais, de difícil reversão. Isso é especialmente preocupante em crianças criadas em ambientes de alto estresse ou falta de afeto, como, por exemplo, orfanatos ou situações em que as mães enfrentam depressão pós-parto. Esses fatores podem prejudicar significativamente o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
Conclusão: O Desafio e as Oportunidades de Desenvolvimento
Em síntese, as habilidades socioemocionais têm um impacto profundo em nossas vidas, não só em nossa capacidade de usar nossa inteligência, mas também em como nos relacionamos com os outros e com o mundo ao nosso redor. Desenvolver essas habilidades ao longo da vida pode ser desafiador, mas é essencial para alcançar o sucesso e o bem-estar, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. É fundamental que o sistema educacional e as políticas públicas estejam atentos a essas questões, garantindo o desenvolvimento saudável e equilibrado desde os primeiros anos de vida.
No próximo capítulo de nossa série sobre QI e desenvolvimento da inteligência falarei do elo que liga as habilidades cognitivas e não-cognitivas, o controle executivo. Não perca. |
*Referência bibliográfica:
14 A OCDE produziu um estudo detalhado a respeito do estado da arte a respeito das habilidades sociomocionais. Este estudo foi objeto de um seminário realizado no Brasil em 2015 e tem tradução em Português:
- OCDE/Fundação Santillana (2015). Competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. Paris: OCDE (Fundação Santillana para a tradução em Português).