Eder C. Molina: Inspirando Crianças com Ciência e Literatura
No universo científico, termos como geofísica, gravimetria e aerogravimetria podem parecer trava-línguas, mas para o professor Eder Cassola Molina , do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, eles fazem parte do cotidiano. Contudo, antes de se destacar como professor de Geofísica, Eder já explorava outro universo: o da escrita. Durante o Ensino Médio, ele começou a escrever artigos para o jornal da escola, unindo suas paixões por Redação, Ciências e Matemática. Hoje, ele combina a ciência e a literatura para despertar o interesse das crianças pela leitura.
O início da carreira como escritor
Primeiramente, Eder revelou que sua jornada como escritor começou ainda no Ensino Médio. “Escrevia artigos para o jornal da escola, onde poderia juntar minhas áreas preferidas. Mais tarde, surgiu a oportunidade de escrever para a Revista Ciência Hoje das Crianças , e essa parceria nunca mais parou”, conta o professor. Essa experiência foi essencial para conectar ciência e literatura, tornando temas complexos acessíveis ao público infantil.
O papel dos livros paradidáticos na leitura infantil
Sobretudo, Eder acredita que os livros paradidáticos são uma ferramenta poderosa para promover a leitura. Segundo ele, o segredo está em explorar temas que despertem o interesse das crianças. “Um paradidático com um assunto relevante funciona como uma porta aberta para o fascinante mundo da leitura”, explica. Além disso, esses livros oferecem uma abordagem interdisciplinar, combinando conhecimentos científicos com narrativas envolventes.
O processo criativo por trás dos projetos literários
A criação de textos especiais para o público infantil exige planejamento e sensibilidade. Eder destaca que a maioria de seus projetos surge de melhorias relacionadas a eventos científicos ou notícias. “Meu papel é traduzir esses acontecimentos de maneira acessível para as crianças”, diz ele. Essa tradução não se limita à linguagem, mas também à escolha de narrativas que contextualizam os temas, conectando ciência e cotidiano.
Como trabalhar Ciências com alunos?
De antemão, Eder recomenda que os professores contextualizem os temas científicos em assuntos mais amplos ou atuais. “É importante usar o material paradidático como fonte de investigação. Isso estimula os alunos a se interessarem e explorarem os detalhes profundamente”, sugere o professor. Além disso, ele enfatiza que abordar temas de interesse dos alunos é fundamental para aproveitar ao máximo o potencial dos livros paradidáticos.
O que torna um texto atraente para crianças?
Por fim, Eder aponta como principais características de um texto capaz de prender a atenção das crianças. Para ele, o texto deve ser simples, mas sem ser superficial; profundo, mas sem ser intratável complexo. “Acima de tudo, ele deve ser agradável, despertar curiosidade e envolver o público infantil”, afirma.
Ciência e leitura: uma parceria transformadora
A trajetória do professor Eder Molina demonstra como a ciência e a literatura podem caminhar juntas para inspirar crianças e promover o aprendizado. Livros paradidáticos tornam o conhecimento mais acessível e interessante, despertando o desejo de explorar o mundo ao redor.
Portanto, se você deseja incluir materiais que combinem ciência e leitura na sua sala de aula, entre em contato com o Instituto Alfa e Beto e descubra como enriquecer o aprendizado de seus alunos!
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