Entrevista com Walfrido Neto, do Instituto Alfa e Beto
Antecipadamente, o pesquisador Walfrido Neto, do Instituto Alfa e Beto, destacou o impacto transformador de um programa de incentivo à leitura em Boa Vista (RR). Desenvolvida em parceria com pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, a intervenção envolveu famílias em contextos de vulnerabilidade social, promovendo avanços significativos no desenvolvimento infantil. A iniciativa, publicada na revista científica Pediatrics, revelou resultados impressionantes em vocabulário, habilidades cognitivas e inteligência (QI) das crianças, além de reduzir episódios de punição física nos lares.
Superando desafios para integrar o livro à rotina familiar
Antes de tudo, Walfrido Neto destacou a barreira inicial: muitos pais não tinham familiaridade com livros ou com o hábito da leitura. Contudo, as reuniões de treinamento e as orientações práticas foram decisivas para mudar essa realidade. Ele explicou que, ao aprenderem a qualificar os momentos de leitura com seus filhos, os pais sentiram-se motivados a participar ativamente no desenvolvimento das crianças. O livro, que antes parecia distante, tornou-se o catalisador dessa transformação.
Dificuldades enfrentadas durante a intervenção
Ainda assim, garantir a participação das famílias foi um dos maiores desafios. Segundo Walfrido, muitos pais enfrentavam rotinas inflexíveis e delegavam o cuidado dos filhos a terceiros. Entretanto, o apoio das coordenadoras das Casas-Mãe, onde as reuniões eram realizadas, foi crucial para superar essa barreira. Mesmo aqueles que não podiam comparecer receberam suporte adicional para não perder os conteúdos ensinados.
O papel das creches na facilitação do programa
De acordo com Walfrido, as Casas-Mãe desempenharam um papel essencial no sucesso da intervenção. As reuniões periódicas com os pais já faziam parte da dinâmica dessas creches, facilitando o treinamento e o engajamento das famílias. Conforme os pais experimentavam os benefícios da leitura em casa, a prática se consolidava como um momento de interação prazerosa e enriquecedora com os filhos.
Possibilidades de expansão para outros contextos
Analogamente, Walfrido destacou que, embora seja possível replicar o modelo em contextos maiores e mais complexos, isso exige rigor no controle e no acompanhamento das famílias. Ele acredita que com gerenciamento eficiente e equipes qualificadas, programas semelhantes podem ser integrados a políticas públicas de grandes centros urbanos. O pesquisador reforçou que boa vontade e planejamento são os pilares para o sucesso de iniciativas dessa magnitude.
A surpresa transformadora do programa
Acima de tudo, Walfrido Neto afirmou que o aspecto mais surpreendente foi testemunhar a mudança na percepção das famílias em relação aos livros. Em um ambiente onde o livro era visto como algo chato ou inacessível, ele se tornou um aliado poderoso na construção de conexões significativas entre pais e filhos. Para o pesquisador, essa transformação demonstra que, com planejamento, embasamento científico e coordenação, é possível mudar realidades desfavoráveis.
Um modelo para o Brasil
Por fim, Walfrido reforçou a importância de iniciativas como essa para transformar a educação e a convivência familiar no Brasil. Ele acredita que o sucesso dessa intervenção em Boa Vista pode servir como inspiração para programas semelhantes em todo o país.
Em conclusão, a experiência em Boa Vista reforça que educação de qualidade, aliada à leitura, pode transformar vidas e proporcionar um futuro melhor para crianças em qualquer contexto.
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