Entrevista com Denise Rocha, do Instituto Alfa e Beto
Antecipadamente, a leitura interativa demonstra ser uma das estratégias mais poderosas para o desenvolvimento infantil e a formação de leitores críticos. Denise Rocha, psicóloga e pesquisadora do Instituto Alfa e Beto, compartilhou detalhes de uma intervenção pioneira realizada em Boa Vista (RR), que trouxe resultados impressionantes na interação familiar e no desenvolvimento das crianças. A pesquisa, conduzida em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), destacou o impacto transformador da leitura no início da vida.
A importância da leitura interativa
Primeiramente, Denise explicou que o foco do programa estava na prática da leitura interativa, ou seja, uma abordagem dialógica que envolve o livro, o adulto e a criança em um processo ativo. “O adulto deve reforçar a linguagem do livro, incluindo os elementos visuais, e estimular a criança a desenvolver sua própria linguagem”, afirmou. Essa estratégia cria um ambiente acolhedor e estimulante, desenvolvendo não apenas o gosto pela leitura, mas também habilidades cognitivas e emocionais.
Resultados além do esperado
Ainda assim, os resultados foram além do esperado. Além de ganhos significativos no desenvolvimento cognitivo e no vocabulário das crianças, a intervenção também reduziu episódios de punições físicas dentro de casa. Segundo Denise, esse efeito pode estar relacionado à melhoria na comunicação entre pais e filhos, promovida pelos momentos prazerosos de leitura. “Os pais aprenderam a dialogar com os filhos, o que pode ter reduzido comportamentos que antes levavam a punições.”
Superando barreiras em contextos vulneráveis
Apesar disso, o programa enfrentou desafios, especialmente devido à falta de familiaridade dos pais com livros. Denise destacou que a linguagem das sessões de treinamento, os exemplos práticos e a postura acolhedora dos facilitadores foram fundamentais para conquistar a adesão das famílias. Além disso, o estímulo à leitura durante a rotina da creche incentivou as crianças a buscar esses momentos em casa, criando um ciclo positivo de interação.
Contribuição de políticas públicas
Analogamente, o histórico de apoio à Primeira Infância em Boa Vista foi essencial para o sucesso da intervenção. O envolvimento do programa Família que Acolhe e o comprometimento da equipe local proporcionaram um ambiente favorável para a implementação do projeto. Denise ressaltou que essa colaboração foi um diferencial importante na obtenção de resultados expressivos.
Escalabilidade e potencial de replicação
Por outro lado, Denise acredita que o modelo pode ser adaptado e replicado em outros contextos. “Embora o controle e o acompanhamento sejam desafios, a simplicidade do programa – empréstimo de livros e treinamento de pais – o torna escalável”, afirmou. Com equipes qualificadas e bom gerenciamento, é possível levar os benefícios da leitura interativa a outras localidades no Brasil e no mundo.
Reflexões e aprendizados
Acima de tudo, Denise enfatizou que o programa não apenas beneficiou as crianças, mas também transformou a dinâmica familiar. “Os pais passaram a enxergar o livro como um aliado na interação com os filhos, algo que rompe barreiras em contextos de vulnerabilidade”, destacou. Os resultados comprovam que iniciativas bem planejadas e embasadas em evidências científicas podem gerar impactos profundos e duradouros.
Oportunidade de transformação
Por fim, Denise Rocha convocou gestores e educadores a abraçar programas como este. “Os resultados mostram que é possível transformar realidades desfavoráveis com ações simples, mas profundamente planejadas e coordenadas. A leitura interativa é o caminho para formar não apenas leitores críticos, mas também famílias mais conectadas e sociedades mais justas.”
Em conclusão, a leitura interativa oferece um caminho poderoso para o desenvolvimento infantil e a transformação social, demonstrando que, mesmo em contextos desafiadores, é possível criar oportunidades e construir um futuro melhor.
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