A rede municipal de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, tornou-se parceira do Instituto Alfa e Beto em maio de 2023 e agora, apenas um ano depois, já mostra resultados positivos que comprovam o avanço na aprendizagem dos estudantes. Em teste de Língua Portuguesa aplicado em maio do ano passado – antes de iniciar-se a parceria -, com cerca de 300 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, mais de 20% não conseguiram responder a qualquer dos itens. Em avaliação realizada em setembro de 2024, esse percentual foi reduzido para menos de 4%. Entre os avaliados também estavam alunos em correção de fluxo.
O objetivo da prova foi caracterizar as condições e evolução dos estudantes quanto a seu desenvolvimento em Língua Portuguesa, com vistas a proporcionar melhor foco às intervenções pedagógicas promovidas a partir da adoção dos programas IAB. Dessa forma, a Secretaria Municipal pode traçar metas e realizar melhor o planejamento para 2025.
O teste aplicado foi o Teste de Leitura e Compreensão de Sentenças, que permite avaliar o nível de leitura de estudantes já alfabetizados. O teste apresenta 36 questões do tipo “preencha as lacunas”, em grau crescente de dificuldade, a serem respondidas em um tempo máximo de cinco minutos. O exame serve para fins de identificação de estudantes ainda não em condições de leitura suficientes para acompanhamento de atividades que pressuponham sua alfabetização.
Em 2023 o quadro encontrado indicava uma realidade escolar demandando forte e decidida intervenção no sentido de proporcionar alteração rápida da situação dramática da alfabetização no local. Já os resultados atuais indicam que o “paciente não respira mais por aparelhos”. O avanço foi nítido em pouco tempo. As iniciativas adotadas estão alinhadas com o que as ciências que estudam a educação recomendam: alfabetização por método fônico, ensino fortemente estruturado e gerenciamento pedagógico minucioso e permanente.
Ainda que esteja se movendo para uma situação bem melhor que a observada no Brasil em geral, agora se iniciam desafios mais avançados. A sintonia fina da política educacional no município pode almejar, por exemplo, alfabetizar todas as crianças em condições normais de cognição ainda no 1º ano do Ensino Fundamental.
Alcançada essa meta, perfeitamente factível, as tarefas deslocam-se para patamares mais avançados, proporcionando aos estudantes de Ribeiro Gonçalves oportunidades bem melhores de aprimorarem seu manejo da língua escrita e, por conseguinte, de todas as demais disciplinas escolares que dela dependem. Especialmente os estudantes em defasagem mais severa, possivelmente alguns com desvantagens cognitivas mais acentuadas e/ou com dificuldades de ordem familiar e socioeconômica mais severas, podem receber maior atenção quando aliviada a carga de ainda ter de tratar de alfabetização em séries mais avançadas e dos desarranjos que isso provoca.
Programa de Redação
Outra inciativa muito positiva em Ribeiro Gonçalves foi o Programa de Redação do Instituto Alfa e Beto, baseado em evidências científicas sobre o que funciona melhor para ensinar redação. O processo, assim, inclui cinco fases: planejar, redigir, rever, corrigir e apresentar, com ênfase nas três primeiras fases. O planejamento e a revisão ocupam de 60% a 70% do tempo e atenção. O professor, desse modo, lidera e participa ativamente de cada fase, oferecendo orientação, supervisão e feedback construtivo.
O sucesso do programa de redação em Ribeiro Gonçalves destaca a importância de iniciativas educacionais bem estruturadas. Elas não apenas melhoram a habilidade de leitura e escrita dos alunos, mas também despertam um interesse duradouro pelo conhecimento.
Antes do projeto, os estudantes viam a redação como um problema, uma dificuldade em organizar ideias para construir um texto coeso e coerente. Atualmente, com as Fichas de Redação, eles conseguem organizar suas ideias e traçar um planejamento sistemático. A escrita passou a ser percebida como um trabalho criativo, mas que necessita de estratégias concretas para atingir um objetivo.
“Houve uma melhora impressionante da leitura e da produção textual dos nossos estudantes. O programa oferece uma série de ferramentas para os professores, que vão desde a compreensão do gênero estudado até os critérios necessários para a produção de uma boa redação. Vejo que esse trabalho desperta nos nossos estudantes o hábito da leitura e da escrita”, disse Marilda Lina de Sousa Rodrigues, coordenadora de Planejamento do projeto na Secretaria Municipal de Educação de Ribeiro Gonçalves.
Com a execução do programa, toda a comunidade escolar compreendeu ainda mais que a leitura é essencial para a ampliação de conhecimentos. A prática da leitura pode tornar-se um dos principais fatores para que os alunos, de qualquer idade, produzam textos de qualidade, uma vez que envolve estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação para organizar suas ideias.
Premiação
Todas essas iniciativas levaram a rede municipal de Ribeiro Gonçalves a ser premiada no II Seminário Regional de Boas Práticas Educacionais do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa). O município ganhou o 1º lugar na categoria Gestão Municipal da Educação e a 2ª posição na categoria Educação Infantil.
Leia abaixo uma entrevista com Claudiana Guedes Franco dos Santos, secretária de Educação de Ribeiro Gonçalves.
Como a senhora avalia os resultados da rede municipal?
Houve uma melhora significativa no número de alunos que são capazes de ler e compreender sentenças, conforme os padrões esperados para sua idade. Isso indica que as estratégias implementadas, com o programa Alfa e Beto, estão sendo eficazes. Estudantes alfabetizados adequadamente no início da sua jornada escolar tendem a se sair melhor em outras matérias, pois têm a capacidade de compreender e processar informações de maneira mais eficiente. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos durante esse período de quase dois anos da implantação do Programa Alfa e Beto em nosso município, e continuaremos esse trabalho, buscando o aperfeiçoamento das técnicas de alfabetização para que a nossa educação seja referência de qualidade do ensino. Estamos no caminho certo.
Houve um avanço em relação a 2023, com alunos entre o 3º e 5º ano. A senhora considera que houve melhora em um bom espaço de tempo?
Sim, avançamos consideravelmente. Houve um avanço notável entre 2023 e 2024 para alunos do 3º ao 5º ano com o Programa Alfa e Beto. Isso indica que a metodologia tem sido eficaz em consolidar o aprendizado básico e em aprimorar a compreensão de leitura e habilidades de escrita. Esses avanços, especialmente em um período relativamente curto, podem ser medidos por meio de avaliações de desempenho, resultados em provas, relatos dos professores sobre o desenvolvimento dos alunos, e feedback dos pais. Em 2023, o avanço no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Ribeiro Gonçalves foi um reflexo direto das melhorias trazidas pelo Programa Alfa e Beto, especialmente para os alunos do 3º ao 5º ano. Esse aumento se deve, em grande parte, ao foco do programa em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático nos anos iniciais, proporcionando uma base sólida que contribui para melhores desempenhos nas avaliações nacionais. Com o reforço nessas competências, Ribeiro Gonçalves teve um avanço significativo de 1,3 em relação ao IDEB anterior, o que sinaliza uma tendência positiva para o futuro educacional dos alunos.
Indicadores como o aumento na taxa de alfabetização, melhoria nas notas ou redução na necessidade de reforço escolar são sinais de que o programa está gerando impacto positivo. Além disso, a motivação dos alunos, refletida no engajamento em sala de aula e na confiança ao lidar com leituras e atividades escritas, também são aspectos importantes para avaliar o sucesso do programa. Esses elementos juntos sugerem uma melhora consistente.
Quais as metas e planejamento para 2025?
Para 2025, as metas e o planejamento educacional de Ribeiro Gonçalves visam consolidar e expandir os avanços obtidos com o Programa Alfa e Beto, especialmente para fortalecer as habilidades de leitura, escrita e compreensão dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental, como também trabalhar a recomposição da aprendizagem de alunos dos anos escolares mais avançados, que já deveriam estar alfabetizados, de forma que todos os alunos estejam plenamente alfabetizados ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para os anos finais do ensino fundamental, por meio do Programa Alfa e Beto, buscaremos aprofundar a formação dos alunos nas áreas de leitura, escrita, e pensamento crítico, e promover a compreensão mais avançada em matemática e ciências, sempre com uma abordagem prática e estruturada.
Como os alunos, pais e professores estão percebendo o trabalho realizado pela Secretaria?
A percepção dos alunos, pais e professores sobre o trabalho da Secretaria de Educação em Ribeiro Gonçalves é bastante positiva, especialmente devido aos avanços observados entre 2023 e 2024 nos anos iniciais do ensino fundamental. Para os alunos, o programa frequentemente traz uma experiência de aprendizado mais estruturada e envolvente, melhorando habilidades de leitura e escrita, o que eleva a autoestima e o desempenho acadêmico. Os professores, por sua vez, veem o Alfa e Beto como uma ferramenta eficiente que facilita o ensino e permite acompanhar de perto o progresso dos alunos. Com um método claro e apoio da gestão municipal, eles se sentem mais capacitados para alcançar as metas educacionais.
Já os pais tendem a apreciar o programa ao notarem o desenvolvimento das crianças, especialmente quando percebem avanços concretos nas habilidades de leitura e compreensão.
De modo geral, o trabalho realizado pela gestão municipal tem sido visto como uma iniciativa sólida e eficaz, que está trazendo melhorias tangíveis no aprendizado e na qualidade do ensino. Esses resultados são um testemunho do trabalho diligente de professores, políticas educacionais bem formuladas e o apoio das famílias na jornada educacional das crianças. Em Ribeiro Gonçalves, trabalhamos incansavelmente para garantir não apenas o desenvolvimento individual, mas também o progresso social do nosso município.
A rede municipal de Ribeiro Gonçalves recebeu prêmios no II Seminário Regional do PPAIC. Qual a importância dessas premiações para o município?
Essas premiações representam um reconhecimento importante para a qualidade do ensino na rede municipal de Ribeiro Gonçalves e têm impacto significativo para o município. Primeiramente, receber esse prêmio destaca o compromisso da rede municipal com a melhoria dos processos educacionais e com o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes. Essas conquistas valorizam o esforço dos profissionais da educação local, motivando os gestores municipais a continuarem compromissados na qualidade do ensino.
Receber esses prêmios representa uma validação do trabalho e dedicação dos gestores envolvidos na educação do município. Isso significa que as práticas pedagógicas, os projetos desenvolvidos estão no caminho certo para proporcionar uma educação de qualidade e igualitária.
Como a comunidade escolar recebeu essa premiação?
A comunidade escolar recebeu a premiação com grande entusiasmo e orgulho. Para professores, coordenadores, gestores e demais profissionais da educação, esse reconhecimento é uma validação dos esforços diários para proporcionar uma educação de qualidade.
Vocês esperavam esse reconhecimento?
Sim, esperávamos. Com o trabalho dedicado e os esforços contínuos para aprimorar o ensino, é comum que uma premiação assim seja recebida com um misto de orgulho e satisfação, pois reflete o alcance e a visibilidade dos resultados obtidos. A premiação confirma que o município está alinhado com boas práticas educacionais e reforça que o trabalho dos gestores faz a diferença.