Ler e escrever: ensinar essas duas habilidades é uma das principais missões da escola que, infelizmente, a escola brasileira tem falhado em cumprir. E as evidências estão por todas as partes, basta verificar o desempenho dos alunos dos diferentes níveis de ensino na Prova Brasil, ENEM ou Pisa.
As razões para este fracasso são várias, mas de modo especial, o descaso com a alfabetização das crianças no 1º ano do ensino fundamental, a ausência do ensino da caligrafia e da fluência de leitura, associada à ênfase excessiva nos “usos sociais da língua”, em detrimento do estudo da “estrutura”, e o desprezo pela gramática e seu ensino também são responsáveis pela situação corrente do ensino da língua.
Esses aspectos que dificultam o avanço da educação no Brasil servem de mote para o livro Ensino da Língua: o que dizem as evidências, publicação inédita que o Instituto Alfa e Beto divulga nesta semana. O livro traz novas evidências e provocações sobre o que é necessário para garantir que as crianças aprendam a ler e a escrever, e é destinado a professores de Língua Portuguesa, especialistas em currículos, coordenadores pedagógicos e educadores de modo geral.
O material foi escrito pelo professor Roger Beard, docente da Universidade de Londres e um dos mais renomados estudiosos do tema, especialmente do ensino da escrita.
Dividido em três principais partes, o livro reúne os temas discutidos em agosto deste ano no VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, que trouxe Beard ao Brasil. Além de responder às dúvidas apontadas no Seminário, o pesquisador também apresenta ao leitor referências bibliográficas riquíssimas que ajudam a compreender melhor os desafios do ensino da língua.
Com esse livro, disponibilizado gratuitamente para nossos leitores, o Instituto Alfa e Beto continua sua missão de fornecer evidências e estudos de caso relevantes para elevar o nível do debate sobre o que deve ser feito para melhorar a educação no país.
Baixe no seu computador ou celular e escreva para a gente contando o que achou da leitura.
***
Quer saber mais sobre ensino da língua? Acesse:
‘A língua é instrumento central para o aprendizado de outras disciplinas’, diz Roger Beard
Não se aprende a escrever (só) escrevendo: ensino da escrita é desafio mesmo para países com bom desempenho em educação
Ensino da gramática é mais eficaz quando associado ao ensino da escrita