Os autores desenvolveram este livro especificamente para especialistas e professores de Língua Portuguesa. Além disso, pode e deve ser lido com proveito por diretores de escolas e responsáveis por decisões. O livro aprofunda os temas discutidos no VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, realizado em agosto de 2015. Desde então, o Instituto baseia todas as suas propostas em evidências empíricas.
Roger Beard, um renomado estudioso do ensino da escrita e docente na Universidade de Londres, aborda ao longo do livro o ensino da leitura, da escrita e do conhecimento gramatical. Embora os assuntos sejam inter-relacionados e complementares, tratamo-los separadamente para permitir uma compreensão mais profunda.
Em cada capítulo, destacamos questões relevantes relacionadas ao contexto do ensino da língua, como o currículo, os materiais de ensino e a avaliação. No primeiro capítulo, abordamos minuciosamente o ensino da leitura no sentido de “ler para aprender” e compreender o significado do que se lê. No segundo capítulo, exploramos os desafios inerentes ao ensino da escrita. Já no terceiro capítulo, apresentamos explicações detalhadas sobre o ensino da gramática, enfocando três fatores com evidências robustas: modelos mentais, mecanismos que ajudam a entender a coerência e coesão, e estratégias de monitoramento.