Presidente do Instituto Alfa e Beto Fala sobre Educação Infantil e Alfabetização em Petrolina
Antes de tudo, João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), realizou, no dia 18 de julho, duas palestras em Petrolina, Pernambuco. Os eventos, voltados para professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares, lotaram o auditório do Senai e contaram com a presença de autoridades locais, incluindo a secretária municipal de Educação, Maéve Melo. Em primeiro lugar, as apresentações abordaram temas cruciais para a educação: o impacto da educação infantil e os desafios da alfabetização.
Educação Infantil: Construindo Bases para a Vida e a Escola
Desde já, João Batista destacou que a educação infantil desempenha um papel essencial no desenvolvimento das crianças. Ele explicou que essa fase deve preparar os alunos para a vida e para a escola, promovendo seu desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional. Além disso, o palestrante enfatizou a importância de ensinar foco, autocontrole e curiosidade.
“Em vez de apenas elogiar um desenho como ‘lindo’, o educador pode perguntar: ‘Por que você pintou essa parte de azul?’. Essa abordagem incentiva a reflexão e valoriza a criatividade da criança”, comentou João Batista. Do mesmo modo, ele ressaltou que brincar é essencial para o aprendizado. “Brincar não é apenas um direito, mas a maneira como as crianças aprendem”, afirmou, destacando que conversas e brincadeiras adequadas são a base de uma educação de qualidade.
Alfabetização: Superando os Desafios no Ensino Fundamental
Logo após abordar a educação infantil, João Batista apresentou estratégias para assegurar a alfabetização dos alunos do 1º ano do ensino fundamental. Ele destacou os avanços de Petrolina na Prova Brasil, ressaltando que a cidade já supera a média nacional. Ainda assim, o especialista alertou que a alfabetização no Brasil deveria ser uma questão resolvida há muito tempo.
Ele explicou que alfabetizar significa ensinar a ler e escrever de maneira sistemática, um processo que, segundo evidências científicas, pode ser concluído no 1º ano escolar. “A alfabetização deve ser tratada de forma objetiva e eficiente, com o uso do método fônico, que apresenta resultados comprovados na decodificação do código alfabético”, afirmou João Batista.
Da Alfabetização à Fluência em Leitura
Além disso, o palestrante enfatizou que, após a alfabetização, é crucial desenvolver a fluência em leitura. Esse processo, que dura até o 6º ano, permite que os alunos utilizem a leitura para adquirir novos conhecimentos e compreendam textos mais complexos. “A alfabetização tem um fim, mas o aprendizado da leitura é contínuo. Ele deve ser concluído no 1º ano para que a criança possa se desenvolver plenamente nos anos seguintes”, reiterou João Batista.
Reflexões Finais e Próximos Passos
Acima de tudo, as palestras reforçaram a necessidade de abordagens pedagógicas baseadas em evidências científicas e de um compromisso coletivo com a educação de qualidade. Como resultado, os participantes saíram do evento com novas perspectivas e ferramentas para transformar a realidade educacional de suas escolas.
Por último, João Batista convidou os presentes a explorarem mais conteúdos do Instituto Alfa e Beto, acessando artigos, ebooks e recursos que oferecem um amplo acervo sobre educação infantil, alfabetização e práticas pedagógicas baseadas em ciência. Afinal, investir no aprendizado desde cedo é o primeiro passo para um futuro promissor.