No dia 4 de novembro, acontecerá em Brasília o lançamento do livro Educação Baseada em Evidências: como saber o que funciona em educação, publicação assinada por João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, Gregory Elacqua, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e os pesquisadores Matias Martinez e Micheline Christophe.
O livro apresenta uma revisão de evidências importantes levantadas a partir de pesquisas científicas sobre os fatores que impactam – ou que acreditamos impactar – na melhoria da educação. Menos alunos por classe faz diferença no aprendizado? Bônus para professores impacta no desempenho dos alunos? Qual o impacto de um diretor e de um professor? Essas e outras questões são destrinchadas pelos autores.
O lançamento do livro marca também o IX Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, que terá em sua programação uma palestra de Gregory Elacqua, do BID, sobre a importância das evidências para as tomadas de decisão em educação, bem como um debate com os autores do livro, que será mediado por Ilona Becskeházy, colunista da rádio CBN e da revista Gestão Educacional.
Durante o IX Seminário Internacional, o Instituto Alfa e Beto também apresentará sua nova iniciativa, o IDados, uma divisão do Instituto que trará periodicamente boletins e notas técnicas com análises exclusivas sobre diversos assuntos da educação brasileira. O objetivo da empreitada é trazer ao público – tanto pesquisadores como interessados em geral – um olhar mais acurado dos dados disponibilizados hoje por diferentes fontes. A análise de estreia trazida por IDados será a respeito do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
O evento será realizado na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDi), com quem o Instituto formaliza no dia 4 de novembro um acordo de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas. O evento tem vagas limitadas e os interessados em participar podem entrar em contato por e-mail (comunicacao@www.alfaebeto.org.br).